Visita japonesa

Kakogawa-Hossokawa

Com 270 mil habitantes e 31 vereadores na câmara municipal, Kakogawa, província de Hyogo, no Japão, é cidade-irmã de Maringá, que tem pouco mais de 400 mil habitantes e somente 15 vereadores. A comitiva japonesa que visita Maringá, por ocasião dos 70 anos, esteve hoje no Legislativo.

Liderada pelo prefeito Yasuhiro Okada, o grupo era formado também pelo presidente da Câmara Municipal, Takashi Inoue; o chefe adjunto da Secretaria Geral da Prefeitura, Motohiro Fujiwara; o chefe da Secretaria Geral da Câmara, Haruhiro Myojo; o gerente adjunto do Conselho de Educação, Shinichi Nomura; a encarregada de promoções esportivas da Secretaria de Educação, Mika Koguchi; e o secretário geral da Associação Internacional de Kakogawa, Tsuneo Nogami.
Recepcionada no Plenário da Câmara pelo presidente do legislativo maringaense, Mário Hossokowa, a comitiva japonesa participou de um bate-papo com os vereadores locais, tendo como intérprete o empresário maringaense Shiniti Ueta. Os japoneses explicaram que um número reduzido de vereadores limita a representatividade da população, além de inibir a participação dos jovens, já que boa parte dos mais velhos acabam se reelegendo. Por isso, no Japão, a relação dos vereadores é de um para cada 10 mil habitantes.
Se a Câmara de Maringá tem proporcionalmente um número bem menor de vereadores, o espaço para o público assistir as sessões legislativas é bem maior que nas câmaras japonesas. Lá, disseram, o espaço para a assistência é mínimo, nunca do tamanho da galeria do plenário maringaense, que tem capacidade para 300 pessoas, o que, comentaram, deve causar uma grande pressão sobre os vereadores.
Participaram da conversa com a comitiva de Kakogawa, os vereadores William Gentil, Carlos Mariucci, Sidnei Telles, Do Carmo, Onivaldo Barris, Jean Marques, Alex Chaves, Belino Bravin, Homero Marquese e Mário Verri. Ao final, as autoridades brasileiras e japonesas trocaram pequenas lembranças, celebrando a irmandade de 44 anos entre as duas cidades. (Divulgação)

Advertisement
Advertisement