Semana LGBT começa hoje

Megg Rayara

A sexta Semana Maringaense de Combate à LGBTfobia começa hoje com a palestra ‘Visibilidade Trans’, baseada na tese de doutorado de Megg Rayara, primeira travesti negra a obter o título de doutora na Universidade Federal do Paraná.
O evento é organizado pela AMLGBT.

A tese defendida é baseada na trajetória de quatro professores negros homossexuais e afeminados e discute racismo e homofobia como dispositivos de poder, além de analisar como esses professores afirmaram-se na carreira docente. Megg é professora substituta de Didática na UFPR e dedica trechos da tese ao relato de sua experiência, da infância, quando descobriu sua identidade feminina até a chegada à Universidade.
Megg também contará como precisou se esconder numa identidade masculina para sobreviver e sobre o preconceito e a incompreensão na sociedade. “Minha pesquisa nasceu de uma inquietação pessoal, compartilhada por vários sujeitos que, assim como eu, se movem em busca de ocupação de espaços, seja na escola, no movimento social, e/ou na ação intelectual”.
A tese de doutorado é intitulada “O diabo em forma de gente: (r)existências de gays afeminados, viados e bichas pretas na educação”.

PROGRAMAÇÃO
15/05 – Visibilidade Trans – 19h30 (Auditório do Sinteemar)
16/05 – Sou Bi, e daí? – 19h30 (Auditório do Sinteemar)
17/05 – Mães pela Diversidade – 19h30 (Auditório do Sinteemar)
18/05 – Saindo do Armário – 19h30 (Auditório do Sinteemar)
19/05 – Combatendo à Lesbofobia – 19h30 (Auditório do Sinteemar)
20/05 – Pré-Parada LGBT – 23h59 (New York Lounge)
21/05 – Parada LGBT de Maringá – 14h00 (Praça da Prefeitura)
21/05 – Pós-Parada LGBT – 21h00 (Meet Pub)
(Via Maringay)

Advertisement
Advertisement