Escritores mais conhecidos por seus pseudônimos

Voltaire

Vejam mais essa matéria sobre o uso de pseudônimos.
Insisto neste assunto para deixar claro que o uso de pseudônimo não é criação de Akino Maringá, e ressalto que pseudônimo é diferente de ‘alcunha’, ‘vulgo’,usando no jargão policial geralmente para se referir a bandidos, ou apelido que é dado por terceiros. Entendeu, Milton? Ficou claro, dr. vereador? Aqui encerro este assunto, esperando que não seja má-fé. Se for, não há o que fazer.
Só a título de exemplo destacamos:
Pseudônimo: Voltaire Nome Verdadeiro: François Marie Arouet – Voltaire foi um dos maiores pensadores iluministas. Passou a história pelas críticas que fez aos regimes absolutistas europeus, bem como pelas duras críticas a Igreja Católica. Um dos maiores críticos de toda história da Igreja Católica, o escritor, por ironia do destino (ou desejo de sua família) foi enterrado na Abadia de Scellieres. Após a Revolução Francesa, contudo, seu corpo foi levado para o Panteão de Paris, onde permanece até hoje.

De Voltaire é a frase: “Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá”
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement