Os sentidos do amor

Amor

Por João Batista Leonardo:

O amor é um sentimento bom, nasce no âmago, frutifica nas ações. Mostra-se até numa mínima manifestação como no tombo da gota, na mansidão da amamentação, no zumbir dos ventos. Com os poetas e pensadores, embeleza pensamentos, versos e escritas. Faz parte das almas pacíficas que entendem nele a força e brandura frente aos atropelos diários. É arma potente para quebrar barreiras e sentir a gratificação da vitória.

Para a maioria, vem pleno de sensualidade. Está vivo nos apontamentos da menina esperançosa, expressado nos desenhos singelos da flor, num coração flechado ou numa boneca.
No entanto, a frase “Eu te amo” insere várias nuanças, quando dita à amante, ao filho, ao amigo, ao mundo, ao passarinho.
O que é o amor? Ninguém achará uma definição que abranja toda complexidade contida nos seus múltiplos sentidos. Segundo Aurélio – “Amor é um sentimento que predispõe alguém a desejar o bem de outrem ou de alguma coisa”. Gandhi diz “Amor é a força mais sutil do mundo” O Xintoísmo o conceitua como sendo toda manifestação da natureza. Outros afirmam que o amor é doação. É inspiração nas músicas e versos.
Então o amor é palavra pequena, mas de significado grande. Para ser didático fui buscar em textos oriundos do grego, que o conceitua em quatro sentidos:

1º- “AMOR EROS”, de onde deriva a palavra, erótico. É o sentimento baseado na atração e desejo sexual. É vivido entre namorados, cônjuges e amantes. É prevalência e chamamento forte para a libido. É o lado do amor mais cantado em prosa e verso. Está nos rascunhos das mocinhas, nos muros pichados, nas promessas de felicidade, nos blogues e internautas.

2º- “AMOR STORGÉ”, também do grego, é sentimento fraternal, tem prevalência para o amor familiar. É o amor dos pais para os filhos e vice-versa, bem como aos demais afetos familiares. Quando a mãe diz ao filho, “eu te amo”, longe dela estar pensando sensualmente ou na reciprocidade. É também o sentimento afetivo a um objeto ou animal de criação. É sentimento desinteressado.

3º- “AMOR PHILUS”, é um sentimento condicional, em que prevalece a reciprocidade, fazendo de ponta a amizade. Não há dúvidas de que a amizade é uma manifestação de amor condicional, em que o interesse e a troca de favores são determinantes. Acabam os interesses, esfria a amizade. Também é o amor do povo para a pátria, do empregado para patrão, dos profissionais para clientes, do comerciante para fregueses e vice-versa.

4º- “AMOR ÁGAPE”, é um sentimento baseado na dedicação. Significa atender o carente sem visar recompensa. É o amor incondicional. Amor de serviço. Aqui encaixa perfeitamente os lemas de Lions Clubes: “Servir desinteressadamente” e do Rotary clubes: “Dar de si antes de pensar em si”. É o amor pregado por todas as religiões do mundo. Cristo, nos evangelhos, quando determinou no segundo mandamento: “Ame o próximo como a si mesmo”, não quis dizer amor sentimento erótico, familiar ou amizade. É compreensão, afeto, humildade, caridade e perdão.

Como todo sentimento, o amor, em todas suas nuanças, tem que ser NUTRIDO E INCENTIVADO constantemente. Quantas pessoas já foram queridas nas nossas vidas e, hoje, pouco nos significam. Acabou a nutrição, acaba o amor.
Na linha “EROS” é preciso a convivência harmoniosa entre os amantes. A libido estimula os carinhos, harmonizam os afagos e o sexo se faz de ponta. “O sexo é o festejo do amor” é afirmação do maior trovador brasileiro (A. A de Assis).
Na linha “STORGÉ” a vivência plena cria famílias estruturadas, onde pais amam e ensinam e os filhos amam e aprendem, determinando a solidez familiar. É base de caminhos e futuros grandiosos.
Na linha “PHILUS” a vivência determina boas amizades, afasta a solidão, propiciando alegrias e entretenimento.
Na linha “ÁGAPE”, o amor serviço ao próximo é caminho e certeza da gratificação, é uma das respostas ao POR QUE viemos e ao POR QUE estamos aqui.
Citando Epicuro, filósofo grego, mestre do hedonismo, que afirma ser o PRAZER o sentido maior da vida, eu me invisto de coragem e afirmo que não há prazer sem a presença do AMOR.
Por tudo isso o amor é grandeza expressa numa palavra pequena, profunda e determinante. Viver os significados do amor é abrilhantar o ego, é ser feliz, é completar-se na magnitude.
___________________
(*) João Batista Leonardo é médico e escritor em Maringá. Originalmente publicado no Jornal do Povo
(*) Ilustração de José Adalberto Firmino da Silva (Boh)

Advertisement
Advertisement