“Tá tudo bloqueado”

O reitor da UEM, Mauro Baesso, gravou sobre o bloqueio de R$ 18,8 milhões da instituição, e disse que a universidade pode parar a qualquer momento. O Conselho de Administração reúne-se nesta sexta-feira às 9h para discutir o assunto. No site da UEM, que pra variar está em manutenção, foi divulgado o seguinte comunicado:

“A Reitoria da Universidade Estadual de Maringá comunica que, em razão da não liberação de orçamento pelo governo do Estado, a UEM está sem condições de empenhar qualquer tipo de despesa para as atividades do ensino, pesquisa e extensão.
A Instituição não tem dinheiro para pagar as bolsas dos alunos de graduação, incluindo as bolsas dos estudantes indígenas. Não há recursos também para empenhar qualquer material de consumo, pagar os serviços prestados por empresas, comprar rações para os animais, alimentos servidos no Restaurante Universitário, kits de reagentes para o Lepac (Laboratório de Ensino e Pesquisa em Análises Clínicas) e insumos utilizados em outros laboratórios. Além da impossibilidade de compra ou manutenção de equipamentos para desenvolver projetos internos, tanto de prestação de serviços ou de ensino.
Os recursos usados para estas despesas são oriundos da fonte 250, gerados pela própria Universidade. Para o reitor Mauro Baesso, “é uma situação insustentável e pode levar ao fechamento da UEM”. A Reitoria vai agendar uma audiência com o governador Beto Richa para discutir o assunto.
O reitor convocou o Conselho de Administração (CAD) para uma reunião amanhã (2), às 9 horas. A pauta, única, será a discussão sobre as restrições orçamentárias impostas pela Secretaria de Estado da Fazenda às universidades públicas estaduais”.

Advertisement
Advertisement