Plano de gestão do lixo entra em fase de consulta pública

A partir de hoje, a população maringaense poderá enviar sugestões ao Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos durante os próximos 45 dias. Para isso, as pessoas físicas ou jurídicas deverão acessar o respectivo banner no site da Câmara Municipal de Maringá e preenchê-lo ou entregar, pessoalmente, sua proposta no Protocolo do Legislativo.

Todas as mensagens serão analisadas pela Comissão Diretora, eleita em audiência pública, no início de abril. Ao final do prazo, este grupo terá até três dias para alterar o texto original, incluindo as mudanças em forma de emendas. A intenção do Executivo é que a matéria seja votada na Câmara na penúltima semana de julho para publicá-la até o dia 31.
Uma audiência pública será realizada na Câmara Municipal, por iniciativa do vereador Homero Marchese (PV), no próximo dia 13, às 19 horas, no plenário da casa.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos possui 498 páginas detalhando a situação do município desde a produção até a destinação final do lixo. Entre as prioridades elencadas estão: ampliar a coleta seletiva em todo o município, incluindo a zona rural; garantir a eficiência na separação dos resíduos residenciais; ampliar e consolidar a logística reversa; estabelecer as metas e indicadores para orientar o processo de não geração, redução, reutilização, reciclagem e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
O estudo foi elaborado por representantes e colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, Procuradoria-Geral, Secretaria de Gestão, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Serviços Públicos, Gabinete de Vice-Prefeito, Secretaria de Saúde, Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema), Associação de Reciclagem Popular Sanitária e Cúria Metropolitana. (CMM)

Advertisement
Advertisement