Rocha Loures é preso

Rodrigo Rocha Loures

O ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi preso nesta manhã em sua casa, em Brasília. Ontem, a defesa do ex-deputado afirmou ao ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, “quer a prisão [de Loures] apenas para forçar uma delação, como tem sido usual nos últimos tempos”.

“Desde o momento em que o deputado Osmar Serraglio não aceitou o Ministério da Cultura e optou por reassumir sua cadeira de deputado na Câmara, a grande mídia tem insistido que a qualquer momento o recorrido Rodrigo Rocha pode ser preso. E, invariavelmente, acrescentam que se ele não for preso provavelmente não irá delatar. Ou seja, a própria mídia já encorpou a filosofia adotada na Lava Jato de prender, para humilhar, fragilizar e apavorar os investigados para optarem pela delação”, afirma o advogado Cezar Bitencourt nos documentos que apresentou à corte para rebater o novo pedido de prisão feito por Janot.
Entre os argumentos apresentados, ele afirma que “não há uma conduta sequer” por parte do ex-deputado que recomende a prisão, já que a coleta de provas foi finalizada e Loures está “com sua família, recolhido e na mais estrita obediência à lei e ao Judiciário”, cumprindo as cautelares que lhe foram impostas”. Loures, diz ele, devolveu os R$ 500 mil que teria recebido da JBS numa mala e entregou o passaporte às autoridades. As informações são da Folha de S. Paulo.

Advertisement
Advertisement