Amusep reúne-se na sexta

Fausto Herradon

Os prefeitos das 30 cidades da área de abrangência da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense vão participar, na próxima sexta-feira, de reunião mensal da entidade. O encontro vai começar às 8h30, na sede da Amusep, em Maringá.

Durante a abertura, serão tratados dos assuntos internos da Associação. Em seguida, haverá a apresentação de uma série de propostas e projetos. O chefe do escritório regional do Instituto Ambiental do Paraná, em Maringá, José Roberto Francisco Behrend, vai falar sobre as ações do IAP no noroeste do Estado.
A assessora de Relações Institucionais da Fomento Paraná, Emília Belinati, vai mostrar as linhas de crédito de baixo custo disponíveis para o setor público e privado. Os financiamentos vão de R$ 300 a R$ 20 milhões e servem para apoiar empreendimentos de micro, pequeno e médio portes em todos os setores da economia. Para os municípios, há recursos para executar obras de pavimentação de ruas, construção de pontes, escolas e hospitais.
Integrante da Coordenação do Fórum Lixo e Cidadania da Região Noroeste do Paraná, o procurador do Ministério do Trabalho, em Maringá, Fábio Aurélio da Silva Alcure, vai comentar sobre a realidade atual e formas de inclusão dos catadores de materiais recicláveis na política de gestão de resíduos sólidos urbanos. O Fórum foi criado em outubro de 2010 e promove encontros mensais, desde então.
Para o presidente da Amusep e prefeito de Floraí, Fausto Eduardo Herradon (foto), os temas da reunião desta sexta-feira são oportunos e vão servir de subsídios para os prefeitos na elaboração de projetos para os municípios deles. “A questão do lixo é pertinente a todos e as linhas de crédito da Fomento Paraná podem contribuir para o desenvolvimento da nossa região”, destaca.

Advertisement
Advertisement