Lixo humano?

Lixo humano

Acompanhando a preocupação de Sarandi em não receber lixo de Maringá, lembrei da expressão lixo humano, que ouvi de certa pessoa e obviamente não concordei com a referência. Procurando na internet encontrei este artigo.
Em resumo:

‘Todos os municípios do país no entanto ficaram sob toneladas de lixo e as Leis do lixo zero promulgadas sob os holofotes da imprensa em vários Estados, faz parte dessa sujeira; primeiro por serem inócuas, segundo, quando a ocasião exige, são omissas. A reflexão que devemos fazer é de que a sujeira nas ruas de uma cidade, município, Estado ou país, reflete nada mais que os indivíduos que lá habitam, assim o olhar crítico deve ser dirigido a seus habitantes; a seus filhos, seus pais, seus amigos, seus vizinhos, aos conhecidos e desconhecidos, às autoridades e a você próprio, porque o lixo que vemos espalhados pelas ruas, calçadas, rios, lagoas, baías e banheiros, significa mais que produtos descartados pelo homem em lugar impróprio; isso significa a extensão do lixo humano.’
Meu comentário (Akino): Usar a expressão lixo humano para se referir a uma pessoa é descer ao mais baixo nível de um Ser Humano. Por pior que seja a pessoa, criminosa mesma, e não era o caso, dizer que alguém é lixo humano porque não concordamos com suas posições, ou por ter nos contrariado é , é, é, faltam-me palavras. Mentir, ofender, caluniar, injuriar, quem discordou disso, só pode ser doença ou um ‘maucaratismo’ sem tamanho, como diria Odorico Paraguaçu, mas pode ser um erro e todos os erros são passíveis de perdão desde que reconheçamos que erramos. Como Cristão aprendi com o Mestre de Nazaré que devemos perdoar 70 vezes 7 vezes. O que acha, Cido? Precisamos marcar um café.
Akino Maringá, colaborador

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>