O jornalismo…

teclado

… pode ser exercido pelos que optam por se profissionalizar na carreira ou por aqueles que apenas têm “intimidade com a palavra” ou “olho clínico”. Frase do ex-ministro Ayres Birto, quando da decisão do STF, por 8 votos a 1, confirmando a não exigência do curso de jornalismo para o exercício da profissão aqui.

Lendo isso, fiquei a pensar: será quem tenho ‘olho clínico’ para notícias? Teria eu ‘intimidade com a palavra’? Há quem diga que escrita sim, falada nem tanto. Então posso exercer o jornalismo, escrever para um veículo de comunicação? Claro, disse-me um amigo. Mas o Blog do Rigon é um veículo de comunicação (alguns questionam, ainda)? Claro, veja nesta postagem que um vereador reconhece isso, confirmou o amigo.
Não me conformei e fui pesquisar mais, encontrei este artigo e me convenci: é pacífico o entendimento de que blogs, como do Rigon, e outros, são imprensa, veículo de comunicação e os blogueiros fazem jornalismo. Eu, modéstia às favas, como diria Gilmar, não o Ferreira, que também é blogueiro, mas o Mendes, posso ser chamado de jornalista..
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement