Única medida

A carteira de identidade presta informações de sua pessoa humana. O calendário fala de sua idade física. O relógio marca o seu tempo.O metro especifica as dimensões do seu corpo. A altitude revela a sua localização transitória sobre o nível do oceano. A tinta grava as suas impressões digitais. O trabalho demonstra a sua vocação. A radiografia faculta o exame dos seus órgãos.

O eletrocardiógrafo determina as oscilações do seu músculo cardíaco. Todos os seus estados e condições, realizações e necessidades podem ser definidos por máquinas, engenhos, instrumentos, aparelhos, laboratórios e fichários da terra, entretanto, não se esqueça você, de que o serviço ao próximo é a única medida que fornece exata notícia do seu merecimento espiritual.

Com este texto de André Luiz/Chico Xavier, convidamos todos a refletirem sobre nossas atitudes em relação aos nossos próximos. Há uma expressão popular: ‘não me meça com sua régua’, que talvez sirva para certas pessoas, que pensam que somos como elas. Eu costumo pensar que as pessoas são como eu, e por isso confio. Se não sou traidor, não acho que vou ser traído. Se não sou mentiroso, não acredito que pessoas em quem confio serão capazes de mentir. Infelizmente, já descobri, que há pessoas com desvio de caráter e ou até com patologias, que só psicologia ou psiquiatria pode explicar. Mas reitero que concordo com André Luiz e tenho procurado pautar minha existência no princípio do serviço ao próximo, seguindo a recomendação do Mestre de Nazaré: Amai ao próximo com a si mesmo e a Deus acima de qualquer coisa.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement