Parceria pretende estimular coleta seletiva nos condomínios

A Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal e o Sindicato da Habitação e Condomínios iniciaram hoje as tratativas para desenvolver projeto de coleta seletiva em condomínios de Maringá.
Um dos modelos seria o Condomínio Bertioga do Parque Residencial Cidade Nova que separa os resíduos e repassa para a cooperativa de reciclagem.

No projeto, os moradores separariam papel, papelão, vidro, sucata eletrônica e plástico em recipientes específicos e que semanalmente seriam recolhidos por uma das sete cooperativas do município. Além de separar os produtos, os moradores evitariam que os recicláveis estivessem molhados e com resíduos orgânicos, garantindo a venda dos materiais pela cooperativa a indústrias de reciclagem.
A diretora de Apoio às Cooperativas da Sema, Vera Tasca, destaca que a administração está regularizando a situação das cooperativas e deseja o envolvimento de toda a sociedade. “Nosso objetivo é fidelizar esses moradores, sensibilizando que além de gerar passivo ambiental esses resíduos são fonte de renda para famílias de baixa renda”, afirma.
A coordenadora da Secovi, Rosângela Alfredo, ressalta que a instituição tem mais de mil condomínios cadastrados e está otimista com a possibilidade da parceria. “Vimos uma luz no fim do túnel pois sempre esperamos essa parceria. Um projeto como este exige continuidade e segurança para os moradores”, destaca. (PMM)

Advertisement
Advertisement