IPTU está desatualizado nas principais cidades do Paraná

IPTU

Maringá, Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu têm problema semelhante ao de Londrina quanto à planta genérica de valores que serve de cálculo ao IPTU. Os valores dos imóveis também estão desatualizados, gerando distorções fiscais e baixa arrecadação, informa matéria da Folha de Londrina.
Em Maringá, que tem 156 mil imóveis cadastrados, o secretário de Fazenda rejeita qualquer atualização “neste momento de crise”.

“Não é um momento adequado para isso. A crise econômica e o número de desempregados fazem com que este não seja o momento adequado. Temos 14 mil desempregados na cidade”, disse Orlando Chiqueto Rodrigues, secretário de Fazenda. “Resolvemos um problema econômico e criamos um problema social.”
Mesmo sem a intenção de revisar a planta, o secretário acredita que os impostos estão subestimados em Maringá. A ausência de atualização, disse ele, “foi uma decisão política e econômica”. “Maringá veio numa crescente arrecadação em razão do crescimento do número de imóveis, do boom imobiliário. A revisão da planta deveria ter sido feita nesta época, de economia aquecida, porque a economia é cíclica. Hoje temos impostos subestimados.” Segundo ele, a administração tenta driblar o baixo volume de recursos próprios com o “corte de despesas, aumento da eficiência e maior rigor na arrecadação do ISS”. Para 2017, a prefeitura lançou R$ 224 milhões de estimativa de arrecadação com IPTU. Leia mais.

Advertisement
Advertisement