Sábado Sem Dor

Sábado sem dor

A dor é a queixa mais comum nos atendimentos médicos e uma das principais atribuições do profissional da área de saúde é oferecer alívio e qualidade de vida aos pacientes. Especialistas e estudantes da área médica participam do VI Sábado Sem Dor, neste sábado (15), das 7h30 às 16h30, no Anfiteatro Professor Darcy Ribeiro, na Uningá, na avenida Morangueira, saída para Astorga.

O objetivo é ampliar conhecimento para o alívio da dor e promover melhor qualidade de vida aos pacientes. O coordenador e um dos palestrantes do evento, professor-doutor Orlando Colhado, enfatiza que a dor pós-operatória” não é um assunto que costuma integrar a grade curricular dos cursos da área de saúde, o que torna o tema ainda mais relevante para aprimoramento dos estudantes e profissionais.
Doutor em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP), pesquisador e referência internacional em “dor”, Colhado afirma que as cirurgias na região dos rins, do tórax, abdômem, coluna cervical torácica ou lombar e de grandes articulações como quadris, joelhos e ombros são as que apresentam um pós-operatório mais doloroso.
Ele afirma, porém, que a dor não é igual pra todos. “Cada um tem um entendimento da mensagem dolorosa. Podemos ter duas pessoas da mesma idade, do mesmo sexo, mesma saúde física e mental e uma sentir mais dor que a outra”, esclarece o médico, ao atribuir esse comportamento à capacidade individual de liberação de endorfinas.
A endorfina é um hormônio produzido pelo cérebro (glândula hipófise) cuja nomenclatura se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). Para o evento, estão confirmadas oito palestras de 40 minutos cada totalizando carga horária de dez horas-aula.

PROGRAMAÇÃO/CONTEÚDO

7h30 – Credenciamento
8h – Fisiopatologia da Dor Pós-operatória (Prof. Drª Célia R. A. Da Silva)
8h45 – Consequências da Dor Pós-operatória (Prof. Dr. Orlando C. G. Colhado)
9h30 – Coffee Break
9h50 – Tratamento na prática clínica (Dr. Vinicius R. Danielli)
10h35 – Procedimentos Específicos na Dor Pós-operatória (Prof. Dr. Sunderland Gurgel)
11h30 – Intervalo para o almoço
13h00 – Uso de opioides em UTI (Prof. Dr. Sunderland Gurgel)
13h45 – Analgesia em paciente politraumatizado (Dr. Guilherme de Holanda Cota)
14h30 – Coffebreak
14h50 – Analgesia Preemptiva (Dr. Guilherme de Holanda Cota)
15h35 – Bloqueios de Nervos Periféricos para Tratamento da Dor Pós-operatória (Dr. Ivan F. D. Pereira)
16h30 – Encerramento e entrega dos certificados.

Advertisement
Advertisement