Orçamento Cidadão

O orçamento municipal de 2018 será resultado de esforço coletivo. Construído a partir de consulta popular, o documento chegará à Câmara de Vereadores até 31 de setembro como uma peça montada com a contribuição da comunidade, que ainda pode sugerir prioridades de investimento por meio de formulário online disponível no site da Prefeitura de Maringá ou diretamente aqui. O aplicativo sugere obras e serviços que, apontadas pelo cidadão, merecerão atenção especial do gestor público nos investimentos do próximo ano.

Denominado ‘Orçamento Cidadão’, exatamente pelo perfil democrático que define sua elaboração, o documento começou a ser preparado a partir de cinco assembleias realizadas em pontos estratégicos da cidade. As assembleias buscaram contemplar os interesses de moradores de 458 bairros, que apontaram prioridades de investimentos. As manifestações foram registradas e estão em fase de tabulação nas secretarias de Fazenda e Gestão. A consulta popular continua via internet até 31 de julho e as indicações servirão de referência para a elaboração do orçamento.
O secretário de Planejamento, Celso Saito, explica que as assembleias democratizaram a construção do orçamento ao levar o ebate para perto do cidadão e ouvir dele as prioridades de investimentos que considera urgente para sua comunidade. “Essas prioridades de cada bairro vão servir de subsídio para a administração municipal promover uma justa distribuição de percentuais de investimentos nas áreas de saúde, educação, assistência social, segurança, infraestrutura e outros setores de atendimento à população no orçamento para os próximos anos”, explica Celso Saito.
Ao democratizar a participação do cidadão na elaboração do orçamento, a prefeitura busca priorizar investimentos que mais imediatamente atendam as necessidades das pessoas. “Quem sabe exatamente o que determinado bairro ou região da cidade precisa é o cidadão que ali mora, tem seu negócio, sua família, suas raízes, que vive o cotidiano do local, usufruindo das estruturas e dos serviços públicos. Então, ele está preparado para no orientar sobre como devemos aplicar os recursos do orçamento para promover melhorias em sua comunidade”, afirma o secretário da Fazenda, Orlando Chiqueto. (PMM)

Advertisement
Advertisement