Supermercados de Maringá podem abrir aos domingos

supermercado

O Diário desta sexta-feira informa que todos os supermercados de Maringá estão autorizados a funcionar normalmente aos domingos, a partir do próximo, de acordo com decisão do juiz da 5ª Vara do Trabalho, Humberto Eduardo Schmitz.
A medida atinge também filiais instaladas em Sarandi e Marialva.

O Sindicato dos Comerciários de Maringá está preparando recurso junto ao Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, mas as esperanças de reverter a decisão são pequenas, já que em todas as grandes cidades do Estado os supermercados funcionam aos domingos.
Segundo o diretor de Assuntos Jurídicos do Sincomar, o advogado Moacir Paulo Morais, não há necessidade de abertura. “É apenas por conveniência, mas por conveniência, então, gostaríamos que também a prefeitura e o Judiciário tivessem expediente nos finais de semana”, disse, na reportagem de Luiz de Carvalho.
Para Morais, a preocupação do sindicato é com os empregados dos supermercados, que já cumprem uma carga horária bastante pesada. “São cerca de 6 mil pessoas, a maioria mulheres, que não terão com quem deixar os filhos aos domingos”. Além disso, com a obrigação de trabalhar no domingo, os funcionários perdem a chance de aproveitar o dia como as demais pessoas, como participar de missas e cultos religiosos, visitar amigos, receber visitas ou simplesmente passar o domingo com os familiares.

Advertisement
Advertisement