Desconhecimento
ou descumprimento…

… proposital do Regimento Interno? Na entrevista que concedeu a Luiz Fernando Cardoso, perguntado sobre um ponto negativo do primeiro semestre na Câmara, o presidente Mário Hossokawa respondeu: ‘O que deu mais preocupação foi o desentendimento entre os dois vereadores do mesmo partido (Homero Marchese e Jean Marques, do PV). Se a presidência não interferisse, um iria pedir a cassação do outro, o que criaria uma situação constrangedora para a Câmara’.

Sobre bate-boca com entre vereadores, e se isso faria parte do jogo político, respondeu: Não. Entendo que foi desconhecimento do Regimento Interno. Os vereadores mais antigos e os que estudaram antes de assumir sabem que tem o momento certo para fazer uso da palavra. Fica difícil de lidar da forma como ele (Homero Marchese) tem agido.
Meu comentário (Akino): Noto que alguns vereadores estão descumprindo o artigo 134 do Regimento, por desconhecimento, para afrontar ou falta de educação legislativa, não sei exatamente. Vamos repetir o texto: Art. 134. O uso da palavra será regulado pelas seguintes normas: I – o orador deverá falar da tribuna, a menos que o Presidente permita o contrário; II – salvo o Presidente, o Vereador falará em pé; quando impossibilitado, poderá obter permissão para falar sentado; III – ao falar em plenário, o orador deverá ocupar o microfone, dirigindo-se sempre ao Presidente ou à Câmara (…)
Observem bem, digo eu, Akino, o vereador deverá se dirigir ao Presidente: ‘Sr. Presidente, colegas vereadores, publico presente e que nos assiste pela internet, servidores, assessores (se tiver alguma autoridade ou pessoa que queira destacar), bom dia’. Há vereador que diz simplesmente ‘bom dia’. Portanto, descumpre o regimento interno. Esperamos que isso seja corrigido, dizemos, ‘pela ordem’, senhor Presidente.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement