Expoflor começa segunda-feira

A 20ª Expoflor tem início oficial na próxima quarta-feira, 9, com encerramento na segunda-feira, 28, mas o funcionamento das barracas começa na segunda-feira, 7. A festa ocorre a partir das 9 horas no Centro de Convivência Renato Celidônio (praça da Prefeitura) e vai funcionar diariamente das 9 horas às 21 horas.

A tradicional feira de flores e plantas é uma iniciativa do Lions Clube de Maringá com apoio da Provopar e Secretaria Municipal de Assistência Social. O objetivo é arrecadar fundos para a Associação Maringaense dos Autistas e para o Albergue Santa Luzia Marilac. Este ano, o Provopar doa brindes, nos vários bingos promovidos, à Associação Maringaense de Filhos Especiais de Maringá. A comercialização geral de plantas e flores foi de R$ 350 mil no ano passado.
Mais de 200 espécies vão ser colocadas à venda. As mudas são oriundas de Holambra e Uniflor. No local, também vão ser expostos móveis artesanais e artesanatos. A Prefeitura de Maringá, por meio do Provopar, arrecada recursos com a praça de alimentação e brinquedos para as crianças. “Esperamos um público familiar e segmentado como os agricultores que comparecem mais durante a semana”, afirma a primeira-dama, Eliane Maia. Ano passado, o valor arrecadado foi de R$ 90 mil, distribuídos igualmente entre as entidades.
A ideia, segundo Eliane, é fazer um rodízio entre as 86 entidades legalmente cadastradas pelo município para receber os recursos donatários. Uma das curiosidades sobre a festa é o tempo. Ao contrário de outros eventos em que a chuva não é bem-vinda, no caso da Expoflor, quando chove aumentam as vendas por parte dos agricultores. Diferente dos outros anos em que paralelamente acontecia uma breve apresentação da Expolivro, organizada pela Unijore com o objetivo de valorizar os escritores de Maringá, este ano o evento acontece durante todo o mês de setembro na Câmara Municipal de Maringá nas esferas do Jornalismo, Artes e Literatura. (PMM)

Advertisement
Advertisement