Inaugurado Caps do Ipanema

A Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugurou ontem o Centro de Atendimento Psicosocial (Caps III) do Jardim Ipanema. O serviço funciona 24 horas com 12 leitos de acolhimento para pessoas acima de 18 anos com comprometimentos psicossociais severos e persistentes, residentes em Maringá e distritos (Floriano e Iguatemi). O centro é referência para a população para intervenções em intercorrências psiquiátricas nas situações de urgência, com permanência de até 14 dias e começou a funcionar oficialmente hoje.

O tratamento é voluntário, conforme aceitação do indivíduo. O serviço integra uma rede de atenção em substituição à internação psiquiátrica, sendo que o princípio básico é a reinserção social. Maringá dispõe de seis regionais de atenção psiquiátrica em Maringá, dos quais quatro são CAPS com público diferenciado. Cada unidade do Caps em Maringá realiza cerca de 1,5 mil atendimentos em caráter multiprofissional por mês, dos quais são atendidos uma média de 300 pacientes, além dos familiares.
O prefeito Ulisses Maia agradeceu os presentes que trabalharam nos bastidores para tornar possível a inauguração do serviço psicosocial e também elogiou uma banda formada por pacientes psiquiátricos, o Grupo Musical Delirius. “Há uma diferença muito grande entre marketing e realidade, estamos aqui não para julgar, mas para resolver problemas. Em nossa gestão, o foco é o ser humano e servir à população é o que vale a pena”, afirmou. Ele também lembrou a eficiência da administração na economia de R$ 20 milhões devido à extinção de 150 cargos de confiança.
“É uma importante conquista para a Saúde Mental para atender urgências psiquiátricas com seis regionais para famílias e pacientes que necessitam do serviço municipal de referência em Maringá e no Estado”, afirmou o secretário de Saúde, Jair Biato. Ele explicou ainda que o centro não vai substituir o hospital porque são estruturas difenciadas e complementares no atendimento de alto risco de demanda imediata.
Estiveram presentes o presidente da Associação Maringaense de Saúde Mental, Antonio Cláudio Dias; a coordenadora de Saúde Mental, Maria Heloísa Cella; a diretora do Caps III, Janaína Daiane Bauli, o presidente da 15 Regional de Saúde, Jales Adolfo Cardoso; o vereador Carlos Mariucci, representando o Legislativo; o vereador autor do requerimento para o Caps III, Jean Marques; a diretora do Caps II, Raquel Lacerda; o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Purpur, e demais servidores que compõem o centro.
A equipe técnica é composta por médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutico, técnico de enfermagem, auxiliar administrativo e auxiliar de serviços gerais.

Advertisement
Advertisement