Perante os hipócritas

hipocrisia

Será que devemos nos omitir ante o erro da hipocrisia? Será que neste mundo, por não ser perfeito, o homem não pode se queixar de alguém? O que nos diz a Doutrina Espírita? Quem aponta os defeitos de alguém tem de necessariamente possuir mais virtudes que ele, embora neste mundo seja difícil alguém possuir todas as qualidades morais no mais alto grau da escala de valores espirituais.

É claro! Nosso planeta, um sítio de provas e expiações, um imenso hospital onde um enfermo costuma criticar a doença do outro… Entendam-se aqui por enfermos os doentes da alma.
Doentes não são só aqueles que sofrem dos males do corpo físico, e uma das maiores doenças daqui é a de não só ver as falhas alheias, mas a de torná-las públicas pelo simples prazer de divulgá-las; é a conhecida fofocagem, ou intriga, ou bisbilhotice que costuma denegrir reputações.
É… Mas, às vezes, temos mesmo obrigação de apontar a falta alheia. 19. Diz S. Luís, quando da codificação da Doutrina, por Kardec, que todos temos o direito de repreender o próximo, uma vez que cada um deve trabalhar para o progresso coletivo; no entanto, afirma: “Repreender com moderação, com um fim útil, e não como se faz, geralmente, pelo gosto de denegrir”. Conforme o Mentor de Kardec, deve-se corrigir o mal no próximo, mas com bastante prudência, objetivando ajudar para não acarretar prejuízos a terceiros. Devemos repreender, mas com moderação, de acordo com o Mentor.
Então é um dever desmascarar o hipócrita antes que possa causar danos a muitos? Sim! O espírita sincero jamais contemporizará com a manifestação das falsas virtudes, exercendo ele próprio o decoro em quaisquer momentos da sua vida, honrando compromissos com os seus irmãos e, principalmente, com aqueles mais próximos, consoante ensinamentos de Jesus.
Com este texto, que adaptaos de artigo escrito por Davilson Silva, que pode ser lido na íntegra aqui, convidamos à reflexão dos leitores sobre o papel da imprensa, em geral, de blogueiros, jornalistas e sobretudo de políticos com mandato. Critiquemos, aceitemos as críticas. Não sejamos hipócritas, mentirosos. Somos todos irmãos, filhos do Criador de tudo, Deus, que Justo e Perfeito, tão perfeito que não erraria na criação de Seres Humanos. O que ocorre é com o livre arbítrio, alguns, por ignorância do bem, trilham o campinho do mau. Há os enfermos da alma,como escrevemos no começo do artigo, mas felizmente todos são tratáveis, recuperáveis.
Akino Maringá, colaborador

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

3 pitacos em “Perante os hipócritas

  1. Mateus 6
    Ouvir
    1 Guardai-vos de fazer vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles. Do contrário, não tereis recompensa junto de vosso Pai que está no céu.
    2 Quando, pois, dás esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem louvados pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
    3 Quando deres esmola, que tua mão esquerda não saiba o que fez a direita.
    4 Assim, a tua esmola se fará em segredo; e teu Pai, que vê o escondido, recompensar-te-á.
    5 Quando orardes, não façais como os hipócritas, que gostam de orar de pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
    6 Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
    7 Nas vossas orações, não multipliqueis as palavras, como fazem os pagãos que julgam que serão ouvidos à força de palavras.
    8 Não os imiteis, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes que vós lho peçais.
    9 Eis como deveis rezar: PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome;
    10 venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu.
    11 O pão nosso de cada dia nos dai hoje;
    12 perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam;
    13 e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
    14 Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará.
    15 Mas se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará.
    16 Quando jejuardes, não tomeis um ar triste como os hipócritas, que mostram um semblante abatido para manifestar aos homens que jejuam. Em verdade eu vos digo: já receberam sua recompensa.
    17 Quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto.
    18 Assim, não parecerá aos homens que jejuas, mas somente a teu Pai que está presente ao oculto; e teu Pai, que vê num lugar oculto, recompensar-te-á.
    19 Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furtam e roubam.
    20 Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furtam nem roubam.
    21 Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração.
    22 O olho é a luz do corpo. Se teu olho é são, todo o teu corpo será iluminado.
    23 Se teu olho estiver em mau estado, todo o teu corpo estará nas trevas. Se a luz que está em ti são trevas, quão espessas deverão ser as trevas!
    24 Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.
    25 Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?
    26 Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?
    27 Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?
    28 E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.
    29 Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.
    30 Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?
    31 Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?
    32 São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.
    33 Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
    34 Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.

  2. Chico Xavier era diz:

    Doutrina espírita, entre outras merdas, diz que quem nasce preto, pobre ou deficiente físico tá pagando pelos erros de outra encarnação. Alan Kardec era um racista e burguês, e essa doutrina decadente e moralmente falida serve até hoje pra acalmar os coraçõezinhos de dondocas e Mauricinhos brancos de classe média que cagam pra questões sociais mas que se emocionam com os embustes do Chico Xavier. Gente que vive bem pra car@lh0 aqui na Terra mas que se preocupa em ficar ditando regras de conduta pra depois da morte. Foi você que postou essa bosta, Equino?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>