Discutindo a vitivinicultura

Georgeo-Osmar

Osmar Dias, pré-candidato a governador, recebeu o empresário Georgeo Zanlorenzi, presidente da Vinopar – Associação dos Vitivinicultores do Paraná -, que congrega as indústrias do segmento de vinhos.
Na pauta, a discussão sobre a formatação de uma política tributária que desonere o setor e estimule a atração de novos investimentos.

Os empresários reivindicam também um programa de fomento, para incentivar o plantio de uvas na região sul do Paraná e metropolitana de Curitiba. Hoje, mais da metade do custo no setor é imposto.
Atualmente, as indústrias paranaenses importam do Rio Grande do Sul quase a totalidade das uvas que utilizam na fabricação de vinhos, num total de 22 mil toneladas.
“Temos clima, solo e topografia favoráveis na região de Curitiba e em outras localidades do Estado, mas falta incentivo governamental. Temos uma capacidade produtiva instalada para processar 30 mil toneladas, com espaço para crescer, mas falta um programa de governo para incentivar os empreendedores”, revelou o presidente da Vinopar.

Advertisement
Advertisement