Bolsão de proteção

Moto

A Câmara de Maringá aprovou ontem, por unanimidade projeto de lei que estabelece a criação de bolsões de proteção para motocicletas nas vias providas de semáforos da cidade. A proposta é assinada pelo vereador Odair Fogueteiro do (PHS). Segundo ele, o bolsão é um “espaço livre demarcado antes da faixa de retenção, exclusivo para que motocicletas se posicionem à frente dos demais veículos automotores enquanto aguardam a liberação do semáforo para transitar”.

Angelo Rigon

Jornalista em Maringá. Começou em jornal aos 14 anos, foi editor-chefe dos três jornais diários de Maringá. Pioneiro em blog político, repórter e apresentador de programa de televisão, apresentador de programa político nas rádios Jornal, Difusora e Banda 1, comentarista das rádios Metropolitana e Guairacá, editor de diversos jornais e revistas, como Umuarama Ilustrado, Correio da Cidade, Expresso Paraná, Maringá M9 e Página 9. Atualmente integra o cast da Jovem Pan Maringá.

16 pitacos em “Bolsão de proteção

  1. Acredito isso ser uma forma de incentivar para que os motociclistas passem erroneamente no vão entre um e outro carro, o que por lei é proibido. Acredito que isso pode contribuir para gerar mais acidentes!!

    • ERRADO quando os carros estão em MOVIMENTO. Leia a lei.

      Só acho que a administração Ulisses deveria tomar providências logo em relação ao transito em si.
      O semáforo da Av. São Paulo com a J.K. por ex. fecha rápido de mais.
      O trânsito próximo do colégio Integral é péssimo e há muita infração por parte dos pais no horário do almoço.
      Tanto se falou do funcionário que entendia do assunto e foi empurrado para o cemitério… Cadê ele?

    • Até onde aprendi só é proibido em movimento, quando o transito para por conta do sinal e permitido, mais mesmo me beneficiando da lei considero inútil vendo que não muda em nada a segurança….

  2. João Batista Pereira diz:

    Na gestão passada o Vereador Dr. Manoel Sobrinho tentou, por duas vezes, aprovar este projeto. O que foi comunicado pelo Jurídico, e foi checado com a Prefeitura de São Paulo (SP), é que este dispositivo não está aprovado pelo CONTRAN. O que aconteceu foi que a Prefeitura de São Paulo conseguiu uma autorização para efetuar um “piloto” com as faixas de retenção de motos naquela cidade.
    Não sei se a Assessoria do Vereador Odair pesquisou isso. Uma boa olhada no Código Nacional de Trânsito viria a calhar, pois o Município não pode legislar sobre questões federais como o trânsito

    Att.

    João Batista Pereira
    Então Chefe de Gabinete do Vereador Dr. Manoel Sobrinho.

  3. Em primeiro lugar gostaria de dizer que a ideia dos bolsões tem sido muito bem vinda na maioria das cidades brasileiras e tem tido boa aceitação popular. Por outro lado, legislar sobre o tema trânsito não se trata de incumbência do município e sim da união, pois ao tratar o tema trânsito estamos falando de lei federal 9.503/97, porém não me assusta tal medida partir de um vereador maringaense pois me lembro bem que outros já o fizeram, medidas com estas tomadas pelo nobre vereador tendem a dar ibope, mas antecipo de se trata de inconstitucional tal proposição. Pergunto ainda ao nobre vereador e detentor dos conhecimentos legais se o manual brasileiro de sinalização horizontal do DENATRAN prevê este tipo de sinalização?Ainda…Qual infração de trânsito cometeria o condutor de veículo de 4 rodas que pare ainda que em imobilização temporária no semáforo? ou o sr tambem vai legislar sobre o tema.

  4. Na Câmara de Vereadores não existe assessoria jurídica? Porque a maioria das propostas destes nobres infringem a legislação vigente. Será tão difícil assim, verificar a legislação antes de apresentar projetos mirabolantes?
    Além disso, são propostas sem nenhuma consulta à técnicos da área.

    Entendo que, se o vereador não é conhecedor do assunto referente à qualquer lei que ele venha a propor, este projeto deve vir acompanhado de estudos e pareceres técnicos para embasá-lo, inclusive com comprovações referentes aos benefícios que esta lei trará à população.

  5. Ja tem a faixa de pedestre,agora mais o bolsào, e mais uns dois carros com o motorista no celular.Vai ficar dificil passar pelo sinaleiro.! Olha é uma grande bobagem de quem nào tem o que fazer.

  6. Isso que dizer que as motos terão prioridade, que poderão infringir as leis de transito, este vereador não entende nada, na verdade não existe nenhum projeto interessante deles a não ser mudanças de nome de rua. Isso ai é para tentar se beneficiar na próxima eleição, ja querendo garantir alguns votos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>