4ª Flim começa nesta quinta

A 4ª Festa Literária Internacional de Maringá (Flim) será aberta hoje às 8 horas, no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio, a praça da Prefeitura, e prossegue até domingo. O escritor Ignácio de Loyola Brandão será um dos participantes. A programação conecta literatura com diversas manifestações culturais (confira a programação aqui).

“Será um espaço de trocas, vivências e experiências, buscando conectar a leitura com outras manifestações artísticas, como teatro, música e cinema”, afirma o secretário de Cultura, Rael Toffolo.
Responsável pela curadoria da feira, o produtor cultural Antonio Carlos Sartini reforça o perfil eclético do evento, que opta pela multiplicidade. “O texto literário transita por todas as artes. Portanto, é importante trazer isso para a feira”, afirma Sartini, que atua na área cultural há mais de três décadas.
Foi diretor do Museu da Língua Portuguesa, ocupou diversos cargos na Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo e na Secretaria Municipal e produziu espetáculos franceses no país como representante do Ministério da Cultura daquele país no Brasil, incluindo a apresentação do Ballet de Lyon, um dos mais respeitados do mundo.
“Acreditamos que esse seja o primeiro passo de muitos para um caminho de transformações, a partir de referências e experiências vivenciadas na programação do evento”, acrescenta o produtor cultural. Maringá possui cinco clubes de leitura e seis bibliotecas municipais. As bibliotecas contarão com espaço específico na feira para apresentar suas atividades.
A festa literária deste será realizada em parceria com a Câmara Brasileira do Livro, entidade sem fins lucrativos criada há 71 anos. Reúne mais de 400 associados em todo o Brasil, entre editores, livreiros e distribuidores de livros. Organiza, entre outros eventos, o Prêmio Jabuti, o mais importante do país na área, e a Bienal Internacional do Livro.

Advertisement
Advertisement