Se eu fosse diretor…

…gerente, ou qualquer outro cargo comissionado na gestão municipal, faria: Ao tomar posse, ou agora, pediria ao secretário, ou outro superior imediato, que informasse, por escrito, a relação das atribuições, competências ou tarefas.

Que resumisse o desempenho esperado, definindo metas. Que quinzenalmente, mensalmente, ou no máximo a cada dois meses, fosse feita uma avaliação do desempenho, em formulário próprio, adaptado, a critério de cada, com pontuação, orientação, correção, críticas, orientação e elogios.
Sabemos de caso que o gerente assume e o diretor não lhe diz absolutamente nada. Diretores, idem, em relação a secretários. Já sugeri que isto fosse regra, mas parece que não vingou a ideia de cima para baixo. Agora estou sugerindo aos principais interessados (imagino que ninguém tema ser avaliado). É assim que funciona nas boas organizações da iniciativa privada e em estatais como Banco do Brasil, Petrobras, dentre outras.
Akino Maringá, colaborador

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