» Política

PRB na disputa em Paiçandu

prb

O Partido Republicano Brasileiro vai disputar a Prefeitura de Sarandi. Cosme Sena, o Cosminho, será o candidato a prefeito, tendo na vice o famoso Sebastião de Souza, o Alicate. O PRB realiza reunião amanhã à noite para definir os detalhes que serão oficializados na convenção.
Ontem, os dois estiveram em Maringá com o ex-deputado Pastor Oliveira, o presidente estadual Bispo Fábio Santos e o coordenador regional Pastor Sergio Bueno, durante encontro regional do partido.

» Política

PP indica Cutait para a Saúde

raul

O médico Raul Cutait (na foto com a jornalista Marília Gabriela), que foi cirurgião do vice-presidente do governo Lula, José Alencar, foi indicado pelo PP para ser o novo ministro da Saúde no provável governo Michel Temer.
O nome de Ricardo Barros nunca foi levado a sério para assumir o órgão, pelo menos com Temer, garante fonte do blog. “Ninguém confia nele”, justifica.

» Geral

Contra a depressão

Novo Centro

A Prefeitura de Maringá colocou mais asfalto para reduzir a depressão existente num dos lados da avenida Horácio Raccanello, no Novo Centro. O blog havia mostrado o problema meses atrás. O reparo foi feito entre as avenidas São Paulo e Pedro Taques.

» Expoingá 2016

Começa a troca de ingressos para missa com padre Manzotti

Em uma parceria entre a Arquidiocese de Maringá e a Sociedade Rural de Maringá, no próximo dia 10, uma terça-feira, será celebrada santa missa durante a Expoingá 2016, na arena coberta do parque de exposições.
A missa terá início às 19h e logo após a celebração o padre Reginaldo Manzotti presenteará a população maringaense com um show especial, marcando o aniversário de Maringá. Por questões de segurança a entrada na arena será limitada. Continuar lendo

» Blog

Verri fala sobre a carta de Gari

Mário Verri

Hoje, a partir das 18h, no Jurassic Pan da Jovem Pan Maringá (101,3), o vereador Mário Verri (PT) fala sobre a carta que recebeu do vereador Luizinho Gari (PP). A carta conteria ameaças.
Seu teor será divulgado na segunda-feira aos demais membros da Comissão Processante presidida por Verri, que analisa o pedido de cassação do mandato de Gari por falta de decoro. Continuar lendo

» Política

Bye, bye

O ex-prefeito Silvio Barros II (PP), acumulador de processos por improbidade administrativa e especialista em derrubar canafístula, despediu-se hoje do CBN Cidadania e Sustentabilidade, programa que mantinha na emissora e que pertence a seus primos. Por lei, ele poderia ficar até o final de junho.
O apresentador Gilson Aguiar anunciou que agora a CBN vai trazer entrevistas com especialistas da área, ou seja, acabou dando razão aos boatos de que a única razão para a participação do secretário de Planejamento de Beto Richa era mesmo propaganda eleitoral antecipada.

» Esportes

Ao vivo para o Brasil

A TV Educativa do Paraná e a CATVE vão transmitir ao vivo, via satélite para o Brasil, os jogos da final do interior do Campeonato Paranaense 2016, entre o Londrina e o PSTC, às 16 horas de amanhã.
O acordo envolveu a detentora da transmissão (Globo do Paraná) e o presidente da FPF, Hélio Cury, e os diretores da TVE – jornalistas Sergio Kobayashi e Michele Tomita – que abriram a grade de programação e o sinal de satélite, bem como Jorge Guirado, da CATVE que vai disponibilizar as unidades de externa e geração. Continuar lendo

» Geral

Pista de avenida é interditada

Cones

Uma das pistas da avenida Gaspar Ricardo, que dá acesso ao Hipermercado Big, foi interditada com dezenas de cones nesta sexta-feira.
A Setrans liberou a interdição para que algumas concessionárias de automóveis, que têm lojas na avenida, pudessem expor e comercializar seus automóveis em via pública. Continuar lendo

» Geral

Na frente do prédio dos Barros

prédio dos barros

O site Manchete informa que manifestantes com faixas e cartazes amanheceram defronte ao prédio em que mora o casal Cida Borghetti (PP) vice-governadora e o deputado federal Ricardo Barros (PP) em Maringá.
O grupo se reuniu para um ato em lembrança ao dia 29 de abril do ano passado, na batalha entre os professores e a polícia militar em Curitiba.

» Akino

E o Contorno Sul Metropolitano?

Lendo esta postagem do Rigon, foi inevitável pensar no Contorno Sul Metropolitano, uma obra desnecessária, neste momento, onde se consumiria, por baixo, algo em torno de R$ 1 bihão, para se fazer um desvio de Marialva, ao distrito de São Domingos, passando por fora de Sarandi, próximo ao Parque Industrial Barros (onde gente interessada comprou vários terrenos), cruzando a PR 317, passando por Paiçandu.
Um absurdo total, mas se conseguiu, com promessa de votos, provavelmente contra o impedimento de Dilma, se abrir a licitação, felizmente, cancelada. Continuar lendo

» Humor

Barbeiro

Do mais recente Cheng-Pong, da confraria do Bar União:

O sujeito vai cortar cabelo num barbeiro barato, e quando chega perto da barbearia um cachorrinho vira-lata começa a segui-lo. Aonde ele vai o vira-lata vai atrás, sem perdê-lo de vista. O barbeiro começa a cortar o cabelo do sujeito e o cachorro ali do lado olhando pra ele. Incomodado com a situação, pergunta ao barbeiro: Continuar lendo

» Maringá

Arquivo do blog

desfile

Foto exposta no Teatro Calil Haddad mostra desfile de aniversário de Maringá na avenida Brasil e um dos caminhões levando uma linotipo de O Jornal. Na lateral, os nomes de alguns dos colaboradores do jornal, como Ivens Lagoano Pacheco, Durval Riva, Altino Borba, Ludovico del Guércio e Ary de Lima.

» Política

Pensando Maringá, 1 ano

O Movimento Pensando Maringá completa um ano neste sábado. Para marcar a data, haverá confraternização reunindo cerca de 300 pessoas no Sindicato dos Bancários, às 20h. Neste período o movimento, realizado pelo PCdoB maringaense, consolidou o nome da professora Ana Lúcia Rodrigues como pré-candidata a prefeita. O partido lançará chapa completa de candidatos a vereador. Em maio o partido iniciará os grupos temáticos para concluir o plano de governo municipal.

» Akino

Muita gente precisa aprender a trabalhar

Teta pública

Recebi do meu amigo Velho Gagá uma citação atribuída a Marco Túlio Cícero, que teria sido dita ou escrita no ano 55 a.C., mas é que é muito atual, em parte para Maringá: Eis: “O Orçamento deve ser equilibrado, o Tesouro Público deve ser reposto, a dívida pública deve ser reduzida, a arrogância dos funcionários públicos deve ser moderada e controlada, e a ajuda a outros países deve ser eliminada, para que Roma não vá à falência. As pessoas devem novamente aprender a trabalhar, em vez de viver às custas do Estado – Ano 55 a.C.
Meu comentário (Akino): Há muitas pessoas, em Maringá, vivem sem trabalhar, às custas do erário. Continuar lendo

» Geral

Comissão de promoção

Maringaenses e ex-comandantes do 4° BPM de Maringá estão entre os nomeados pelo governador Beto Richa (PSDB) para integrar a Comissão de Promoção de Oficiais da Polícia Militar do Paraná.
Fazem parte da comissão os coronéis Audilene Rosa de Paula Dias Rocha (muito ligada à vice-governadora Cida Borghetti), Adilson Castilho Casitas, Chehade Elias Geha, Samir Elias Geha, Daniel Jacinto Berno, Maur´ciio Tortato, Arildo Luís Dias, Péricles de Matos, Raimundo José Moro e Juceli Simiano Junior.

» Maringá

Professor aguarda da UEM homenagem à altura para Moro

bacarin

Ontem fez duas semanas que o professor Basílio Bacarin foi paraninfo geral da formatura da UEM (que praticamente ignorou o evento).
No discurso ele destacou que o juiz federal Sergio Moro formou-se na instituição, lembrou sua atuação contra a roubalheira na Petrobras e cobrou elegantemente do reitor Mauro Baesso o andamento de sua sugestão, para a entrega do título de doutor honoris causa ao ilustre maringaense. Continuar lendo

» Geral

De camarote

gato

Uma gatinha, a Nina, que vive há anos no paço municipal, acompanhou ontem, acomodado numa cadeira, a reunião do Conselho Gestor do Programa Pró-Catador de Maringá, realizada no paço municipal.
A propósito, parece que a administração Pupin/Barros, que quase conseguiu extinguir a coleta seletiva na cidade, continua extremamente interessado no tal conjunto coletor autopropelido. (Atualizado)

» Expoingá 2016

Banda Marcial da Marinha apresenta-se no feriado do dia 9

Banda Marcial

Em sua 44ª edição a Expoingá 2016 apresentará diversas atrações para o público visitante e uma delas será a Banda Marcial da Marinha do Brasil.
A apresentação será no próximo dia 9, às 16 horas, na arena de shows do parque de exposições. Esta atração, assim como o show especial da noite, será promovida em parceria com a Prefeitura de Maringá. Continuar lendo

» Geral

Com caneta

Indicado pelo deputado federal Ricardo Barros, tesoureiro-geral do PP que votou pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, permanece no cargo.
Hoje ele nomeou nova ocupante de FG na Divisão de Apoio Administrativo daquela secretaria.

» Brasil

Dnit sem dinheiro

dnit

Claudio Humberto informa que o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito, Valter Silveira, assina um documento em que propõe a paralisia de 61 importantes obras de construção rodoviária, além da suspensão de 40 contratos de supervisão.
Tudo por falta de dinheiro. Continuar lendo

» Opinião

Os líderes de que precisamos

Editorial da Gazeta do Povo desta sexta-feira:

Nesta sexta-feira, um dos episódios mais lastimáveis da história recente do Paraná completa um ano. Trata-se da batalha do Centro Cívico, na qual uma Polícia Militar que estava recebendo ordens de pessoas claramente despreparadas para uma situação como essa atacou e feriu mais de uma centena de professores e outros servidores, por sua vez inflamados por líderes sindicais pouco afeitos ao debate democrático. Olhar para o que aconteceu nos ajuda a responder a outra pergunta: do que o Paraná mais precisa daqui em diante? Continuar lendo

» De primeira

Sem punição, ‘batalha’ da PM contra professores faz 1 ano

Professores

De Juliana Coissi, hoje na Folha de S. Paulo:

Aos 59 anos, o professor Francisco Ximenez jamais pensou que voltaria a um campo de batalha entre docentes e policiais em Curitiba. Em 30 de agosto de 1988, ele socorreu uma amiga pisoteada na perna por um dos cavalos da PM em um protesto, na gestão do então governador Álvaro Dias (PV).
Mas 27 anos depois, na tarde de 29 de abril de 2015, Ximenez estava, de novo, ajudando um amigo atingido por balas de borracha em um outro ato, agora contra o governador Beto Richa (PSDB). De herói passou a vítima. Um dos tiros de borracha pegou o pescoço. A pancada levou-o ao chão. Em seguida, diz, um PM o agrediu com cassetete nos braços. Ao tentar fugir, levou outra bala de borracha, desta vez na barriga. Continuar lendo