Akino

Como as obras da Copa II

Explico o título ao Cezar Lima, que fez o seguinte comentário na postagem anterior: ‘Se você come as obras da copa” (cacofonia) Quem mais comerá? (sic)’. Caro Cezar, para facilitar seu entendimento reproduzo mais um trecho da matéria de Murilo Gatti, sobre a licitação do Contorno Sul Metropolitano: ‘A tendência é que o departamento anuncie em Maringá a aplicação do Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a escolha da empresa que vai realizar o serviço. Por meio desta modalidade de licitação, há a possibilidade de se contratar os projetos executivos e estruturais junto com a execução da obra, o que pode agilizar o processo. Criado por lei federal em 2011 para facilitar trâmites relativos à Copa do Mundo, Olimpíadas e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o RDC tem sido o meio de contratação usado pelo Dnit em praticamente todas as grandes obras gerenciadas pelo órgão.’
Referi-me ao RDC, regime diferenciado de contratações, que foi usado nas obras da Copa, tendo em vista a urgência. Por que deveria ser aplicado no caso do Contorno Sul Metropolitano? Read More »

Comentar
Andye Iore

Mercadão é ponto de encontro de colecionadores

figurinhas2

O Mercadão de Maringá virou ponto de encontro de colecionadores de figurinhas do álbum da Copa do Mundo. Famílias, crianças sozinhas, casais e até idosos se reuniram ontem de manhã ao lado e dentro do estabelecimento para trocas dos cromos repetidos. Tinha gente sentada a calçada, na grama (foto), em pé e até quem apoiou o álbum num cesto de lixo. Saiba mais.
Os colecionadores criaram um grupo no Facebook para facilitar o contato e as trocas.
Foto: Andye Iore

1 Pitaco
Má-ringá

Samu no meio do mato

Samu Maringá
Na central do Samu, em Maringá, cidade do prefeito que mandou comprar carrão de luxo para seu gabinete, o mato já passa a altura das ambulâncias.
Samu Maringá

2 Pitacos
Tags: , , ,
Akino

Como as obras da Copa

Li em o Diário matéria de Murilo Gatti, que reproduzo: “O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) convocou audiência pública para o dia 15 de maio para divulgar os detalhes da licitação a ser aberta para a contratação da obra do Contorno Sul Metropolitano. O aviso da audiência, publicado ontem no Diário Oficial da União (DOU), diz que o objetivo é “divulgar a licitação para a contratação dos serviços necessários à implantação e pavimentação” do trecho do contorno sul da rodovia BR-376. A audiência vai ser realizada na Câmara Municipal de Maringá, com início às 19 horas. Read More »

11 Pitacos
Comportamento

Memórias compartilhadas

De Isabel Lustosa, no Diário do Nordeste:
televisorAs crianças de hoje em dia não vão ter no futuro o mesmo volume de lembranças compartilhadas que as da minha geração tiveram. E a culpa é da ampliação das opções de canais de TV, antes mesmo da TV por assinatura, e tudo o mais que nas últimas décadas veio preencher o cotidiano das crianças: jogos eletrônicos, internet, redes sociais, mp3, mp4, etc. Apesar do tanto que se criticava a TV na minha infância e adolescência, todo o mundo via TV. A máquina de fazer doidos com elenco de epítetos a ela associados, todos depreciativos, teve um papel central nas nossas vidas. Acredito que quase todas as crianças de classe média brasileira assistiram às mesmas séries televisas, todas elas norte-americanas, claro, como até hoje. “Rin-tin-tin”, “Bonanza”, “Bat Masterson”, “Zorro”, aquele que na vida real era o jovem elegante, fútil e belo Don Diego de La Vega e que, para fazer justiça, punha uma máscara, vestia sua linda roupa preta, puxava sua espada e agia, sempre perseguido pelo barrigudo sargento Garcia e assessorado por um criado mudo (sem trocadilhos), do qual não lembro mais o nome. Read More »

5 Pitacos
Tags: , , , ,
Maringá

Some estátua em homenagem a Vanderlei Cordeiro de Lima

Inauguração da estátua
Inauguração, em 1º de junho de 2008
Vila Olímpica
Hoje, só a pedra e a placa
Inaugurada junto com a Vila Olímpica, num evento em que o dinheiro público bancou a vinda de muitos esportistas de renome nacional para Maringá, a estátua em homenagem ao ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima sumiu. Seu paradeiro ninguém sabe. O sumiço teria ocorrido no ano passado. O ex-secretário de Esportes e Lazer Walter Guerlles não sabia do fato e garantiu que a estátua estava lá quando comandava a secretaria, até o final de 2012. Assessores da Sesp estimam que a estátua tenha desaparecido no início de 2013.

16 Pitacos
Tags: , , , ,
Akino

É lei: transportar empresários não pode


Vejam o texto da lei 395/65, de 30/09/1965. Observem a redação do Art.11: “Em hipótese alguma os veículos públicos poderão ser utilizados no interesse particular de funcionários ou pessoa estranha”. Como Pupin disse que utilizaria o carrão de sete lugares para buscar empresários no aeroporto e esses são pessoas estranhas ao serviço público, cujo interesse é particular, logo, não pode. Cai por terra a justificativa para compra de veículo grande, e se ficar provado que já aconteceu outras vezes, o uso de outros veículos com esta finalidade, o prefeito terá cometido irregularidade, igual àquela de Silvio II, que usou o veículo para buscar o filho na escola e foi condenado por improbidade administrativa.
Por tudo isso, caro prefeito, o melhor é V. Excia decidir pelo cancelamento da licitação e não comprar o carrão, embora eventualmente contrariando Ricardo Barros. Decida alguma coisa, pelo menos uma vez, ainda que só para preservar-se.
Akino Maringá, colaborador

28 Pitacos
Tags: , , ,
Geral

Ato dos estudantes de escolas públicas

Panfleto
Um panfleto distribuído em Maringá marca para as 9h da próxima terça-feira uma paralisação dos estudantes em apoio à greve dos professores e uma série de reivindicações, com o mote “Governador, pague o professor e o fornecedor”. A concentração será no Centro de Convivência Comunitária Renato Celidônio. O panfleto é assinado pela União dos Estudantes dos Colégios Estaduais de Maringá.

5 Pitacos
Tags: , , , ,
Akino

Dicas para quem quer ser CC

Achei interessante as dicas que Paulo Vergueiro publicou em seu blog, sob o título “Instruções para quem quer entrar no serviço público, via convite” escreveu: “Junte ao seu novo currículo informações fundamentais caso sua área de trabalho venha a ser serviço público sem concurso. Inclua: sou amigo de fulano beltrano entre outros, cuide-se para que nas entrevistas você tenha capacidade de alternar os nomes conforme as circunstâcias. Para demonstrar comprometimento, assuma desde já, dar de maneira integral e irrestrito apoio a todo e qualquer ato que seu (s) chefes (s) fizerem, sem discutí-lo. Demonstre que para poder servi-los, você se dispõe a promover, churrasquinhos em finais de semana, café da tarde a qualquer dia com grupo de pessoas que possam votar no seu chefe, a carregar bandeiras em praças e sair no tapa com o idiota que discordar do seu chefe. Deixe claro que quem pensa diferente do seu chefe é otário, tem língua preta e é ignorante. Read More »

6 Pitacos
Tags: , ,
Má-ringá

Prefeitura privilegia o particular em detrimento do público

FSP
Como era…
FSP
…e como ficou
Leitor, incomodado com o que aconteceu, envia as fotos da Farmácia São Paulo na avenida São Paulo, Vila Operária, que fechou para reforma tendo, na frente, uma vaga de estacionamento reservada, além de possuir estacionamento próprio nos fundos. Agora, abriu com vagas na frente da loja, mas, em para isso, acabaram com três vagas públicas que existiam na pista de rolamento. A loja até ganhou da Setrans uma faixa amarela proibindo o contribuinte mortal de estacionar onde antes era público; foi precisar rebaixar toda a guia, o que também é irregular. A forma de administrar implantada pelos Barros continua firme na gestão Pupin: privilegia-se o particular em detrimento do público. “No centro qualquer c(*)gada que você faz tem um agente te pegando. Qual é a relação das redes de farmácia com a prefeitura que tudo pode?”, questiona, lembrando que as farmácias sempre puderam cortar suas árvores sem que ninguém do município fizesse absolutamente nada.
FSP

9 Pitacos
Tags: , , , ,
Geral

Boletim de ocorrências


Registro de ocorrências feitas pela Polícia Militar, de ontem para hoje, em Maringá. Aqui, o boletim referente a Sarandi.

Comentar
Tags: , , ,
Verdelírio

Aplaudido

Na Sexta-Feira Santa, dom nuar Battisti foi aplaudido na Catedral Nossa Senhora da Glória, quando disse que é preciso mudar as coisas no país, e que é um absurdo além dos envolvimentos em corrupção os congressistas trabalharem apenas 120 dias durante um ano. Read More »

1 Pitaco
Tags: , , , ,
Geral

Falecimento

waldir
Foi sepultado ontem, no Cemitério Municipal de Maringá, o produtor rural Waldir Sversutti, 69. Natural de Itápolis, ele faleceu na última quarta-feira à noite.

2 Pitacos
Tags: ,
Midia

Revistas semanais

veja
Abandono e morte – Em Três Passos (RS), a Justiça não tardou, mas falhou. Em 24 de janeiro, o menino Bernardo, de 11 anos, foi sozinho ao fórum da cidade pedir para ser adotado por outra família. Não foi atendido. Na última segunda-feira, foi encontrado morto. Os suspeitos são seu pai, o médico Leandro Boldrini, e a enfermeira Graciele, sua madrasta. Reportagem da revista Veja conversou com familiares, vizinhos e colegas de escola para explicar por que o seu grito de socorro não foi ouvido.

IstoÉ
A potência da acupuntura – Novas pesquisas comprovam a eficiência das agulhas em um conjunto de doenças muito maior do que se imaginava. Seus benefícios se estendem do tratamento de enfermidades como depressão e obesidade a tratamentos de beleza. O assunto é capa da revista IstoÉ.

Época
Novas provas de corrupção na Petrobras – A revista Época desta semana revela mais suspeitas de gestão temerária – e também de irregularidades – dentro da estatal, em reportagem de Diego Escosteguy, Marcelo Rocha, Murilo Ramos e Flávia Tavares.

2 Pitacos
Tags: , , ,
Akino

Pupin vem descumprindo a lei?

Vejam amanhã, postagem em que demonstraremos que Pupin confessou o descumprimento de lei ao transportar, em veículos oficiais, empresários que visitam Maringá. Certamente o assunto merecerá a atenção do MP e dos vereadores, sob pena de ficar constatada prevaricação.
Akino Maringá, colaborador

8 Pitacos
Tags: , ,
Geral

Obituário/Maringá

Saúde

Dr. Batista faz palestra na Benner

Dr. Batista na Benner
O médico e deputado estadual Dr. Batista continua realizando trabalho voluntário na área de prevenção, levando informações sobre saúde e medicina a Maringá e região. Uma de suas mais recentes palestras foi ministrada a funcionários da Benner Tecnologia e Sistemas de Saúde Ltda., durante realização de Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), onde abordou tema relacionado à manutenção da boa qualidade de vida no ambiente laborial. Dr. Batista fez a a convite do proprietário da empresa, Antonio Roberto Nogueira.

Comentar
Tags: , , , ,
Maringá

Pedindo bênção

Escolhido presidente da CPI da Dengue na última terça-feira, o vice-presidente da Câmara de Maringá, vereador Luciano Brito (PSB), já fez o que um bom integrante da base aliada deve fazer: foi conversar com o chefe da turma, Ricardo Barros (PP).  Que, por sinal, era contra a CPI, por acreditar que ela pode resvalar na saúde e no lixo, questões que escondem muitos interesses.

7 Pitacos
Akino

Alternativa para não comprar o carrão

Li no face do Maringá Deprê e achei uma interessante alternativa para Pupin, que disse que precisa de carro com 7 lugares para buscar, no aeroporto, empresários que querem fazer negócios com os donos da cidade.
pupinmovel
Akino Maringá, colaborador

14 Pitacos
Blog

Enquete

Tem enquete nova no blog, questionando sobre a responsabilidade do poder público em relação à epidemia de dengue em Maringá. A anterior perguntava: “O prefeito Pupin deve desistir do carrão de R$ 171 mil com dinheiro público?”, com o seguinte resultado: sim 75.83%; não 20.83%; tanto faz 3.34%.

Comentar
Tags: , , ,
Má-ringá

Enquanto isso, na avenida Brasil…

Avenida Brasil Maringá
O comércio agonizante da avenida Brasil, em Maringá, mostra as consequências da retirada dos estacionamentos transversais que estavam instalados naquela via, as ¨espinhas de peixe¨, ação que foi decidida com interesses privados e sem consulta popular. Se não houver reação, o próximo passo é o binário, também visando os interesses imobiliários do chefe do prefeito. Sem considerar as salas comerciais, que, ao contrário de antes, são muitas para locação, hoje são 19 os pontos de lojas térreas fechadas entre a praça 7 de Setembro e a praça Rocha Pombo. Comerciantes e moradores preparam um ato público para as 17h da próxima terça-feira, com concentração na praça Napoleão Moreira da Silva.
Avenida Brasil Maringá

28 Pitacos
Tags: , , , ,
Geral

Boletim de ocorrências


Registro de ocorrências feitas pela Polícia Militar, de ontem para hoje, em Maringá. Aqui, o boletim referente a Sarandi.

Comentar
Tags: , , ,
Akino

Um homem família, um cristão, ex-prefeito

Há muito tempo não assistia o Pinga Fogo na TV  (vejo no canal digital a programação de SP). Ontem resolvi sintonizar do canal 6 às 12h30h e para minha surpresa o apresentador Beija Flor ‘entrevistou’ Ricardo Barros, apresentando-o, como ex-prefeito. Estranhei, pois o normal seria dizer o ex-secretário, talvez ex -deputado,  e nunca ex-prefeito, cargo que deixou há mais de 20 anos, mas o subsconsciente pode ter traído o Beija e pensado em prefeito, que  é que Ricardo tem sido desde 2005, de fato. Além é claro de vereador, presidente da câmara (antes de Ulisses) deputado estadual, federal, e acima de tudo lobista na conquista de recursos para grandes obras, como aliás confessou, indiretamente, na entrevista. Esta análise faremos em outra postagem. Read More »

14 Pitacos
Tags: , ,
Verdelírio

Vai assumir

O jornalista Jorge Fregadolli, editor da revista Tradição e primo do senador Álvaro Dias, publicou que no mês de junho, Wilson de Matos Silva, que é suplente de Álvaro, vai assumir a cadeira de Álvaro no Senado, para que o senador se dedique à sua campanha à reeleição. Read More »

9 Pitacos
Tags: , , ,
Fotografia

A lua em Maringá

luamga
Foto Sergio Kochepki.

Comentar
Tags: , ,
Política

Prefeito faz maquiagem no Facebook

A página do prefeito Roberto Pupin (PP) no Facebook está sendo maquiada para só receber elogios, revelou hoje o Maringá da Deprê, da mesma rede social. “Lembram da postagem da página dele que está compartilhada aqui e fixada no início de nossa página? Pois bem, ela foi oculta da página dele para apenas parecer que o maringaense endeusa sua administração. Outra coisa que vem chamando a atenção é quantidade de pessoas que tem sido bloqueadas e seus comentários excluídos. Isso é preocupante e pavoroso”, diz, classificando o fato de vergonha e acrescentando que “isso já passou do cúmulo do ridículo”. Aqui.

24 Pitacos
Tags: , , , ,
Geral

Em Maringá, acusado de roubo é amarrado até PM chegar

Ladrão amarrado em Maringá
Flávio Marcelo de Lima, 25, foi amarrado pelo pai de um garoto do qual ele roubou um telefone celular, na avenida Cidade de Leiria, região central de Maringá, nesta quinta-feira. Ao saber do roubo, o homem começou a procurar o autor, até achá-lo próximo ao Atacadão; ele derrubou o rapaz no chão e, com auxílio de populares, o amarrou até a chegada da Polícia Militar, que o levou para a delegacia, com hematomas no rosto. Fotos Flavio Souza/Camera no Rec

12 Pitacos
Tags: , , , ,
Geral

Investigações em Colorado e Cianorte

O Ministério Público do Paraná está investigando o processo de formação de preços do transporte público em Cianorte. A denúncia de irregularidade foi feita ao MP, que no último dia 4 abriu inquérito civil. Já na comarca de Colorado, a promotora Fabiana Pimentsa Soares instaurou, em 26 de março, inquérito para apurar a possível ocorrência de dano ambiental em área de preservação permanente considerada patrimônio cultural do estado do Paraná, localizada no reduto jesuítico de Santo Inácio. A denúncia é de que estaria ocorrendo extração de areia no local, mediante prévio licenciamento do Instituto Ambiental do Paraná (esse IAP…), alterando a paisagem local, em desacordo com a Lei nº 33, de 1948.

2 Pitacos
Tags: , , , , , , ,
Geral

Cachorro encontrado

cao
A Amábile encontrou este cachorro no Jardim Novo Horizonte, proximidades do Cemitério Municipal de Maringá. Informações: (44) 9914-4940.

Comentar
Tags: , ,
Igreja

14ª Caminhada da Purificação

caminhada
Nesta Sexta-Feira Santa a Paróquia e Santuário Santa Rita de Cássia, de Maringá, realiza a 14ª Caminhada da Purificação. A saída será às 5h da igreja matriz, no Parque Itaipu, e saída da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, de Floriano, às 6h, ambas com destino à Comunidade Bom Jesus no Pinguinzinho. São aproximadamente 12 quilômetros de percurso. Saiba mais.

1 Pitaco
Tags: , ,
  • ENQUETE

  • Contagem regressiva

    expo17
  • viapar
  • wegg
  • Angelus
  • Passe Facil
  • PMN
  • Stiamr
  • Ajude a manter o site

  • postos
  • Folha de Cianorte
  • Esgotinho
  • Eletro HD
  • Humor

%d blogueiros gostam disto: