Geral

Boletim de ocorrências


Registro de ocorrências feito pela Polícia Militar, de ontem para hoje, em Maringá.

Comentar
Tags: , ,
Verdelírio

A candidata

A professora Veroni Friedrich, de Maringá, é candidata a deputada estadual pelo PPS, com o número 23723. Ela é da família dos amigos Renato e Mário, donos respectivamente dos restaurantes Casão da XV e La Gôndola. Read More »

Comentar
Tags: , ,
De primeira, Geral

Imagens da noite de fúria no Byington Junior


Acima, imagens da destruição promovida por uma mulher que teve um surto psicótico na noite de ontem no Colégio Estadual Byington Junior, na Zona 5, em Maringá. Ela destruiu equipamentos, móveis, mesas, geladeira, cadeiras, quadros e vidraças, entre outros objetos. As funcionárias, com medo, ficaram trancadas por longos 40 minutos na secretaria. A Polícia Militar, que comemorava a formatura de novos policiais no Pavilhão Azul do Parque de Exposições, demorou cerca de duas horas para atender a ocorrência, que iniciou-se por volta das 22h. A PM chegou, segundo leitores, às 23h48, quando ela já havia sido dominada por dois homens e tomado banho em sua casa, para onde foi levada pelo filho. As imagens são de Jéssica Ribeiro. Se tiver problemas para visualizar, clique aqui.

Comentar
Tags: , , , ,
Blog

Tornearia tem prazo para desocupar área de escola

Cezar Lima
Cezar Lima, do Jornal de Marialva, comemora a notificação do governo do estado à Tornearia Marinelo, daquela cidade, dando prazo de 90 dias para que o estabelecimento comercial desocupe a área. Há tempos Lima denunciou que o terreno foi invadido, já que originalmente era destinado para a construção de uma escola, algo que nenhum político local teve coragem de encampar. A notificação é assinada pelo engenheiro civil Clever Ubiratan T. Almeida, coordenador de Patrimônio. Cezar Lima diz que a vitória, “sem falsa modéstia”, é da imprensa “que não se vende, que não aceita intimidações e muito menos ameaça de morte ou atentado a bala e a fogo”. Ele agradece a ajuda inestimável do promotor Marco André da Silva Correia e do marialvense e atual chefe da Casa Militar Adilson Castilho Casitas. Foto Wesley Fernandes.

Comentar
Tags: , , ,
Eleições 2014

Ritmo eleitoral

Bandeiraço PMDB
Na campanha eleitoral deste ano a turma do PMDB maringaense tem se destacado pela dedicação e empenho pela candidatura do senador Roberto Requião ao governo do estado. O trabalho é constante e todos os dias tem adesivaço e bandeiraço, com distribuição de material. Hoje os peemedebistas estiveram no cruzamento das avenidas Mauá com Tuiuti.

1 Pitaco
Tags: , , , , ,
Eleições 2014

Datafolha: Richa e Gleisi estáveis, Requião oscila para cima

Pesquisa Datafolha feita em parceria com a RPC TV divulgada hoje à noite mostra cenário estável na disputa pelo governo paranaense: Beto Richa (PSDB) teria 44% dos votos, contra 30% de Roberto Requião (PMDB) e 10% de Gleisi Hoffmann (PT). Em relação ao levantamento da semana passada, Richa e Gleisi mantiveram os mesmos índices e Requião oscilou para cima (de 28% para 30%). Ogier Buchi (PRP) obteve 1%, e os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 6% (eram 5%) e indecisos são 9% (ante 10% na semana passada). Na simulação de segundo turno, Richa venceria Requião com 15 pontos de frente (51% a 36%). Na semana passada, a diferença era de 20 pontos (53% a 33%). Leia mais.

2 Pitacos
Tags: , ,
Memória

Morte de Donizetti Adalto faz 16 anos

Djalma Filho
Nesta sexta-feira vai fazer 16 anos que o jornalista Donizetti Adalto, natural de Mandaguari e ex-repórter em Maringá, foi assassinado com sete tiros em Teresina (PI). Ele era candidato a deputado federal e o mandante do crime teria sido o então vereador Djalma Filho, candidato a deputado estadual com quem fazia dobradinha pelo PPS, e que contava com a comoção popular causada pela morte para poder se eleger. Denunciado pelo MP, Djalma Filho (na foto, ao lado do caixão) até hoje não foi julgado. Leia mais.

Comentar
Tags: , , , , ,
Eleições 2014

Campanha londrinense


O presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Valter Orsi, fala sobre a campanha “Os de fora não nos representam”, que incentiva os eleitores a votarem nos candidatos locais para fortalecer a representatividade política da cidade e região.

Comentar
Tags: , , ,
Blog

Gari saiu brabo

O diplomado Luis Steinle de Araújo, o Luizinho Gari, nem assumiu como vereador e já está colecionando atritos. O primeiro aconteceu ontem, logo depois de entregar os documentos necessários para sua posse (diploma expedido pela Justiça Eleitoral, declarações de ficha limpa etc). Ele procurou o procurador jurídico do Legislativo, Elizeu de Carvalho, para saber da questão burocrática para assumir e não concordou com as informações recebidas, em especial da possibilidade de um mandado de segurança garantindo a permanência de Carlos Mariucci (PT) e Adilson do Bar (PSB). Luizinho ficou brabo, reclamou, bateu o pé – e deixou o prédio sem se despedir do procurador.

4 Pitacos
Tags: , , , ,
Blog

Semana sem votação

A semana vai terminando e os vereadores de Maringá não devem votar nenhum projeto ou requerimento. A sessão de terça-feira foi suspensa em função da morte do pai do presidente, vereador Ulisses Maia (SD), e a sessão de hoje, com 14 itens, segue com a entrega de títulos de mérito comunitário e uso da tribuna por parte de presidentes de duas federações paranaenses. Tudo indica que, terminadas as entregas, a sessão de hoje será encerrada. De qualquer forma, já foi lido na abertura da sessão o ofício do juiz Devanir Manchini sobre a diplomação de Luizinho Gari e Da Silva (PDT).
PS – A previsão não se confirmou. Houve votação normal na sessão, cujo resultado pode ser conferido aqui.

Comentar
Tags: , , , ,
Geral

Fúria no colégio: PM levou uma hora para atender a ocorrência

Ataque de fúria
Ontem à noite em Maringá a mãe de aluno surtou e promoveu uma quebradeira no tradicional Colégio Estadual Alberto Jackson Byington Júnior (reportagem aqui), na Zona 5. A fúria levou-a a arrancar a porta de uma geladeira. A destruição dos bens públicos só foi interrompida porque dois homens arrombaram uma porta e conseguiram segurar a mulher, levada para um hospital psiquiátrico. Quatro funcionárias ficaram durante este tempo isoladas, temendo por suas vidas, dentro do estabelecimento. O 190 foi acionado e a PM só apareceu depois de cerca de uma hora. O blog recebeu telefonemas de pessoas que aguardavam, angustiadas, à beira do desespero, a chegada da polícia e estavam indignadas com a demora.
O ataque de fúria no Byington Junior aconteceu no mesmo horário em que a cúpula da Polícia Militar do Paraná participava de confraternização no Pavilhão Azul do Parque de Exposições de Maringá, comemorando a formatura de novos policiais ocorrida pela manhã na Esfaep.

4 Pitacos
Tags: , , , ,
Akino

Mariucci não pode parar

Mesmo que com a perda da cadeira para Luizinho Gari, ainda que Humberto e Mário Verri não se elejam deputado, o vereador deve continuar atuando como tal, mesmo sem mandado. Se quiser, poderemos fazer uma parceria para fiscalizar a administração. Se tiver projetos pode apresentá-los por intermédio dos colegas. Será um desperdício deixar um homem que se revelou tão combativo e competente, fora da câmara. Acredito que logo haverá uma vaga para ele.
Akino Maringá, colaborador

5 Pitacos
Saúde

Receita para acabar com a fila

O método que a Secretaria Municipal de Saúde de Maringá encontrou para reduzir a fila de consultas especializadas parece surreal, mas fonte do blog garante que é verdade. As unidades básicas de saúde foram orientadas pela secretaria a entrar em contato com os usuários do sistema público de saúde e agendar consulta com o clínico geral. O clínico geral, em grande parte das consultas, reavalia e julga desnecessária a consulta com um especialista. Desta forma, naturalmente, a fila pela consulta especializada vai diminuindo, diminuindo…

1 Pitaco
Tags: , , , ,
Eleições 2014

Campanha de patrão

Campanha de patrão
Dezenas de fotos foram postadas no último dia 13 no Facebook pelo secretário licenciado de Serviços Públicos de Maringá, Vagner Mussio, sob o título “Fábrica de sonhos”, e mostram a grandiosidade da escala industrial da produção de material de campanha para Beto Richa, família Barros e aliados nesta campanha, aparentemente a mais abastada. Como na foto aparecem servidores da Semusp, houve quem achasse que as placas e cavaletes estavam sendo confeccionadas na Semusp. O barracão onde o material é feito fica na avenida Paranavaí.
Campanha de patrão

3 Pitacos
Tags: , , , , ,
De primeira

Corte dos CCs já!

Cartaz Comissionados
Campanha lançada pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá tem como tema algo que no resto no Brasil teria apoio da chamada sociedade organizada.

4 Pitacos
Tags: , , ,
Blog

Prazo e posse

Em relação à posse dos recém-diplomados Luizinho Gari e Da Silva, a Câmara de Maringá decidiu seguir os prazos estabelecidos no Regimento Interno (leia aqui). Se não houver uma decisão judicial em contrário no meio do caminho,  a posse aconteceria daqui a 12 dias, no próximo dia 30, uma terça-feira.
Até lá a gente vai se divertindo com o que uns e outros falam, como Luizinho Gari, que disse numa reportagem que vai usar três gravatas encontradas no lixo. Ele acha que os outros acreditam.

9 Pitacos
Tags: , , ,
Expressão

Migalhas

Na união amorosa de um par, diz certo filósofo, é sempre um só o que ama ; o outro deixa-o amar. Pois na separação deve ser o mesmo – um sofre e o outro deixa-o sofrer – Aluísio Azevedo

Comentar
Educação

Dia de campo

Dia de campo
Aconteceu dias atrás o 7º dia de campo dos cursos de MBA`s, que visa proporcionar aos estudantes de pós-graduação interação, vivência em grupo e o desenvolvimento da capacidade de liderança. Realizado em uma chácara, o encontro reuniu estudantes dos cursos de MBA Executivo, Gestão Empresarial e de Negócios, Marketing e Comunicação, Auditoria, Controladoria e Finanças da Unicesumar. Segundo o coordenador dos cursos de MBA, professor Alcibíades Alves de Moura, as dinâmicas são responsáveis por ampliar a visão das pessoas diante de situações em que elas são desafiadas e precisam colocar em prática suas múltiplas inteligências.

1 Pitaco
Tags: , ,
Blog

Canteiro de obras atrasadas

A deputada federal Cida Borghetti (Pros) disse ontem, em release, que o Paraná é um grande canteiro de obras e que, andando pelo estado, se depara com obras e investimentos em todas as regiões. A candidata a vice de Beto Richa (PSDB) poderia aproveitar e visitar obras que deveriam ser entregues há meses na região, como o novo IML de Maringá, os prédios do campus sede da UEM e a duplicação Maringá-Paiçandu, travadas porque o estado não paga as empreiteiras. De lambuja, poderia adiantar quando Richa atenderá o pedido de seu marido e passará a contribuir com R$ 750 mil para subsidiar a tarifa do transporte coletivo de Maringá.

1 Pitaco
Tags: , , , ,
Blog

Festa de Tião Carreiro

Convite, Tião Carreiro
O jornalista Airton Donizete recebeu convite para estar, em novembro próximo, na festa dos 80 anos de Tião Carreiro, idade que teria se estivesse vivo. Donizete é um dos jornalistas que mais fizeram matéria sobre Tião Carreiro, que criou o famoso pagode em Maringá, tendo realizado mais de 10 reportagens para jornais e revistas. A homenagem será em Pardinho (SP).

Comentar
Tags: , , , ,
Akino

Contratos de coleta de lixo são porta aberta para desvios

É o Observatório Social do Brasil quem diz (vejam aqui). Em resumo: Suspeitas e denúncias correm pelo país. A crescente demanda por serviços relacionados à coleta e à destinação adequada do lixo urbano, especialmente nos grandes municípios, vem escancarando os cofres de União, Estados e municípios para uma modalidade cada vez mais comum e nociva de fraudes e irregularidades em contratos públicos. Em entrevista ao Jornal O Tempo, de Belo Horizonte, promotores e especialistas já adiantavam que a ocorrência de casos do gênero tendem a aumentar com o passar dos anos. “É um serviço que favorece a fraude. Infelizmente, esse é um modus operandi que tem crescido bastante e que preocupa, por, normalmente, se tratar de contratos muito altos, na ordem dos milhões”, alerta o coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público (Caopp), Leonardo Barbabela. Read More »

1 Pitaco
Tags: , , ,
Eleições 2014

Campanha intensificada

PMDB Maringá
Peemedebistas de Maringá e região intensificaram, a partir da última segunda-feira, a campanha eleitoral e, em especial, a adesivagem e bandeiraço em vários pontos da cidade, divulgando a candidatura do senador Roberto Requião. Ontem, foi novamente na área central.

2 Pitacos
Tags: , , ,
Geral

Boletim de ocorrências


Registro de ocorrências feito pela Polícia Militar, de ontem para hoje, em Maringá. Aqui, o boletim referente a Sarandi.

Comentar
Tags: , , ,
Verdelírio

Recuperação

O advogado José Lucas da Silva, que é distribuidor independente Herbalife, passou por uma série de problemas de saúde, passando por cirurgias, inclusive espiritual. Está em excelente recuperação. Read More »

Comentar
Tags: ,
Opinião

A banqueira do PT está na cadeia

De Leonardo Souza, na Folha de S. Paulo:
A banqueira de Marina é socióloga e educadora, autora de mais de dez livros, um deles ganhador do prêmio Jabuti na categoria de melhor livro didático. A banqueira de Marina é fundadora do Cenpec (Centro de Pesquisa para Educação e Cultura), referência nacional na produção de material didático, na formação de professores e na avaliação de escolas. Maria Alice Setubal anda de cabeça erguida e é festejada nos principais salões do país e no meio acadêmico como alguém que se dedica a melhorar a qualidade do ensino brasileiro. Especificamente nesta eleição, o “azar” de Neca, como Maria Alice é conhecida, foi nascer filha do dono do Itaú, Olavo Setubal, morto em 2008.
E a banqueira do PT? Onde está a banqueira do PT? As pessoas esqueceram quem é a banqueira do PT? Pois a banqueira do PT dorme num banco de concreto na penitenciária José Maria Alkimin, em Minas Gerais. Dona do Banco Rural, Kátia Rabello presidia a instituição à época do mensalão. Como presidente do Rural, segundo a Procuradoria-Geral da República, ela negociou os empréstimos que alimentaram os cofres do PT e o valerioduto para a compra de apoio da base aliada ao governo Lula no Congresso. Read More »

9 Pitacos
Tags: , , , ,
Leitura

Trova

Em silêncio, a noite fria
dorme com a luz do luar…
Comigo dorme a magia
do brilho do teu olhar!
Eva Yanni Garcia

Comentar
Tags: ,
Eleições 2014

Rosane Ferreira em Sarandi

Rosane Ferreira em Sarandi
A deputada federal Rosane Ferreira (PV), candidata a vice-governadora do senador Roberto Requião (PMDB), fez campanha hoje em Sarandi. Ela caminhou na área central da cidade ao lado de Hilário Gomes (PV), candidato a deputado federal, do vice-prefeito de Maringá, Claudio Ferdinandi (PMDB), e de Umberto Crispim, presidente do PMDB na Cidade Canção. Rosane destacou o segundo lugar de Maringá no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o 256º lugar de Sarandi, vizinha e segunda maior cidade da miro-região. Participaram de um almoço com a parlamentar o ex-prefeito Cido Spada, o presidente da Acis, José Ricardo Pereira, o presidente do Conseg, Nelson Bazzotti, o presidente do Forum Popular, Fábio Sanches, o presidente do PV de Marialva, Paulo Barbado, o empresário Antonio Mavetti, entre outros. Veja mais fotos aqui.

1 Pitaco
Tags: , , ,
Maringá

A nova configuração

Justiça Eleitoral
No ofício encaminhado ontem ao presidente da Câmara de Maringá, Ulisses Maia (SD), o juiz Devanir Manchini, da 66 Zona Eleitoral, informa o cumprimento da decisão monocrática e a mudança da composição do Legislativo. O ofício tem como anexo o relatório acima, com os números apontados pelo recálculo determinado pelo ministro João Otávio de Noronha. Na nova configuração não constam Carlos Eimar Mariucci (PT) e Adilson de Jesus Cintra (PSB) e sim Luis Steinle de Araújo (PDT) e João Batista da Silva (PDT). Clique para ampliar.

Comentar
Tags: , , , , ,
Geral

Rebelião na 9ª SDP: aguardando o Estado agir

Rebelião
Repetiu-se ontem à noite em Maringá o que os paranaenses estão acompanhando há semanas em penitenciárias e cadeias públicas do estado. Policiais militares e civis e psicólogos do sistema prisional ficaram trabalharam para conter a rebelião na 9ª Subdivisão de Polícia de Maringá, onde se encontram 191 presos, acima da capacidade (112). Cerca de 2h30 depois, sem fazer reféns, os presos voltaram às celas. A revolta teria sido provocada por causa de uma recente varredura no minipresídio. Foram quebradas todas as câmeras de vigilância da cadeia e feitos disparos de balas de borracha para conter a turba. Talvez para poupar o governo, que anda enfrentando rebeliões em série, a polícia preferiu usar o termo motim, “distúrbio popular” segundo o dicionário, que classifica rebelião como “insurreição, revolta”. É a mesma coisa, como a falta de ação que se vê do estado. Foto André Almenara.

1 Pitaco
Tags: , , , ,
Eleições 2014

Rubens Bueno e Veroni


O deputado federal Rubens Bueno (PPS) gravou vídeo pedindo votos para a professora Veroni Friedrich, maringaense que disputa pra valer a primeira eleição para deputada federal. Bueno, a propósito, está entre os 20 parlamentares mais atuantes no Congresso Nacional, segundo ranking do Atlas Político, projeto de pesquisadores brasileiros da Universidade de Harvard financiado pela Fundação Lemann. Ele é o único paranaense da lista.

2 Pitacos
Tags: , , ,
  • Maringá News
  • Banner virtual (3)
  • Sarandi, Cidade Feliz

  • wegg
  • ENQUETE

  • Angelus
  • sauna
  • image
  • bolos
  • Stiamr
  • Música

    Evandro & Eduardo
  • Ajude a manter o site

  • SportMded
  • Folha de Cianorte
  • Esgotinho
  • Sky
  • Humor