Geral

Green Diamond: MPF pede ao Iphan destituição de arqueólogo


A Procuradoria da República em Maringá está recomendado que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) destitua com urgência o professor Lúcio Tadeu Mota e sua equipe (Laboratório de Arqueologia e Etnologia e Etno-História da UEM) e nomeie outro arqueólogo para a realização de novo trabalho de estudo arqueológico no empreendimento Green Diamond Residence, em Marialva. O MPF recomendou ainda ao IAP que se abstenha de conceder qualquer tipo de licença ao empreendimento até a aprovação e liberação do Iphan/PR. Os dois órgãos e a Lyncorp Empreendimentos Imobiliários Ltda. receberam prazo de dez dias para que informem sobre as providências, podendo sua omissão implicar em medidas administrativas e ações judiciais. Entre as várias razões que levaram a procuradora da República Danielle Dias Curvello a solicitar o afastamento do arqueólogo e sua equipe estão o fato de que o relatório apresentado pelo professor Lúcio Tadeu Mota, que o blog divulgou na semana passada, conclui que “os resultados dessa prospecção, com exceção do polígono identificado com vestígios de material cerâmico, tende a nulo, não apresentando nenhuma outra ocorrência arqueológica”. A conclusão contida no relatório da UEM é totalmente oposta aos demais elementos constantes nos autos, aponta o MPF, acrescentando que “se encontram em jogo bens arqueológicos de valor inestimável, bens públicos, da União, que devem ser tutelados pelo poder público”. A recomendação cita ainda que o pesquisador “possui diversas pendências no Iphan, como projetos não aprovados, relatórios não entregues, fato este que está ocorrendo também no presente sítio arqueológico”.

Comentar
Tags: , , , , , ,
Eleições 2014

Aguiar desiste da candidatura

Luiz Aguiar
Vice-prefeito de Sarandi, o empresário Luiz Carlos de Aguiar (PPS) desistiu da candidatura a deputado estadual. A informação ainda não é oficial, mas tudo indica que ele deverá apoiar a reeleição de Dr. Batista, o que representaria um grande reforço na campanha do deputado estadual e presidente estadual do PMN.

Comentar
Tags: , ,
Maringá

Lixo: dia de assembleia

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Maringá programou assembleia com os servidores da coleta de lixo às 15h e às 18h desta terça-feira, para participação dos dois turnos (noturno/diurno), no salão da Igreja Nossa Senhora do Liberdade, no Jardim América. O Sismmar lembra que a participação de todos é muito importante “para esclarecer os possíveis efeitos para o trabalhador e a população com a terceirização do serviço de coleta de lixo”.

Comentar
Tags: , , , ,
Eleições 2014

“Não puderam responder, não existe”


Depois do vídeo divulgado ontem, sobre o que aconteceu no almoço da Aecic, o senador Roberto Requião (PMDB) manteve o pique nesta manhã. “A incompetência de seu governo transformam Beto Richa em um menino birrento, grosseiro e truculento. Triste isto”, comentou, antes de perguntar aos entrevistadores da Rádio Najua, de Irati, se eles conheciam alguma obra ou programa do Beto Richa. “Não puderam responder, não existe”, completou.

Comentar
Tags: , ,
Leitura

Trova

Dotada de amor profundo,
meiga e doce em seu mister,
que graça teria o mundo,
sem a graça da mulher?
Aparício Fernandes

Comentar
Tags: ,
Akino

Pediria a atenção do Sismmar

seducA respeito do acórdão que publiquei no fim de semana, em que o TJ-PR manteve a decisão de primeira instância, obrigando da Pefeitura de Maringá a tornar sem efeito a exoneração de uma professora, que teve problemas com voz e ficou incapacitada para atuar em sala de aula, gostaria que o Sismmar analisasse este trecho do acórdão: “Depreende-se dos autos que a Apelada Márcia Aparecida Trento da Costa é servidora pública do Município de Maringá, ocupante do cargo de Professora de Pré a 4ª Série – Classe E, desde 18 de janeiro de 1994, portanto, neste padrão, sem dúvida, é estável. Em 24 de fevereiro de 2003 tomou posse em um segundo padrão, também como Professora de Pré a 4ª Série – Classe E, com lotação no Centro Municipal de Educação Infantil Nilza Pipino. Extrai-se também do caderno processual, que a Apelada em setembro de 2003, ou seja, seis (6) meses após assumir um segundo padrão, passou a ter problemas de saúde, mais precisamente com sua voz, à vista da atividade continua ministrando aulas e, também, como alega, por ter um “aluno problemático”. Read More »

Comentar
Tags: , , ,
Gente

Em São Paulo

Batista, Minao e Luciano
Em São Paulo, onde participam de curso na área médica e do 41º Gastrão (Curso de Atualização em Cirurgia do Aparelho Digestivo, Coloproctologia, Transplantes de Órgãos do Aparelho Digestivo), os médicos maringaenses Manoel Batista da Silva Junior, o Dr. Batista, Minao Okawa e Luciano Okawa.

Comentar
Tags: , ,
Geral

Vapt-vupt

Vapt – Juízes do Paraná ganham 12 vezes mais do que a média do trabalhador
Vupt – Richa e Requião têm primeiro confronto direto na campanha pelo governo

Comentar
Geral

Boletim de ocorrências


Registro de ocorrências feito pela Polícia Militar, de ontem para hoje, em Maringá. Aqui, o boletim referente a Sarandi.

Comentar
Tags: , , ,
Gossip

Cortesia com o chapéu alheio

Alguns maçons estão reclamando que um irmão deles que é vereador descobriu o jeito de fazer cortesia com o chapéu alheio. Quando pedem ajuda ao vereador ele faz rifa e manda os números para os irmãos da Maçonaria. Já sacaram sua esperteza.

Comentar
Tags: , ,
Verdelírio

Foto antiga

Foto antiga
Na coluna de Verdelírio Barbosa, no Jornal do Povo desta terça-feira, a foto antiga traz Antonio Barradas, o próprio Verde, Sergio Silva, Antonio Carlos, Remo Longo, Américo Fernandes, Fernando Henriques, Raymundo do Prado Vermelho, Paulo Roberto Pereira de Souza, o ministro Carlos Santos, Walber Souza Guimarães, Alcides Siqueira, Carlos Ajita, José dos Santos Ribeiro, Tércio Hilário de Oliveira e Carlos Masson. Clique para ampliar.

Comentar
Tags: , ,
Verdelírio

Tempo de descanso

O advogado Luiz Guilherme Turchiari, sub-procurador do município de Maringá, que recentemente esteve na Alemanha, está fazendo mais uma viagem internacional. Turchiari viajou com a esposa Patrícia para Cancún. Read More »

1 Pitaco
Tags: , ,
Blog

Demorou, mas foi preso

paulo novaes
José Paulo Novaes, 70, ex-prefeito de Goioerê, preso na última sexta-feira, é sempre bom lembrar, carrega no currículo um Título do Mérito Comunitário de Maringá, entregue no final da década de 90, por iniciativa do então vereador Nilton Tuller. Novaes chegou a cursar Direito na Cidade Canção; dizia-se, à época, que era para ter cela especial quando os vários processos iniciados quando era prefeito fossem finalmente julgados pelo moroso Judiciário brasileiro. Foram precisos 17 anos.

1 Pitaco
Tags: , ,
Eleições 2014

Mais uma renúncia

marisa
O TRE do Paraná homologou durante a sessão de hoje à tarde a renúncia da candidatura da comerciante Maria Alves Dantas de Souza, 43, filiada ao PSD. Ela havia pedido o registro para ser candidata a deputada federal, na coligação União pelo Paraná, por São Pedro do Iguaçu.

1 Pitaco
Tags: , ,
Maringá

Boca de lobo

Boca de lobo
A situação de uma boca de lobo no Jardim Santa Helena, publicada pelo blog na última quinta-feira, foi devidamente resolvida pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos.

Comentar
Tags: , ,
Política

O dízimo do PP

pp
O PP, partido de Paulo Maluf, cobra dízimo dos servidores da Cohab, empresa pública cedida pelo prefeito Fernando Haddad (PT) em troca de apoio na eleição paulistana, em 2012. A prática, proibida pelo TSE desde 2005, envolve os nomeados da legenda – funcionários que deixam de cumprir suas obrigações na empresa para bater ponto na sede de um candidato a deputado – e os funcionários sem ligação política. Segundo o jornal “Folha de São Paulo”, os boletos distribuídos têm valores entre R$ 200 e R$ 2000. Quem não os paga, corre risco de ser advertido pelo PP. Fernando Haddad deve retornar das férias nesta semana. Via Portal Vox. O que será que acontece quando é o PP que administra, por exemplo, uma prefeitura com centenas de cargos comissionados?

2 Pitacos
Tags: , , ,
Akino

Feijoada


Este prato que vem sendo servido na campanha de uma jovem candidata me fez lembrar do comediante José Vasconcelos, numa piadinha que deve ter uns 60 anos, e entrou para os anais do humorismo.
Akino Maringá, colaborador

1 Pitaco
Tags: , , ,
Cidades

Sarandi compra veículos

A Prefeitura de Sarandi vai adquirir mais três veículos zero km. A licitação (pregão presencial) está marcada para o próximo dia 13, às 14h, no paço municipal. Serão comprados carros para as secretarias municipais de Saneamento e Meio Ambiente, Fazenda e Gabinete do Prefeito.

3 Pitacos
Tags: , ,
Eleições 2014

Na campanha de Alvaro Dias

carlos alberto
O mineiro Carlos Alberto Cotta de Souza, que nas eleições passadas disputou a vereança pelo Partido Verde, em Maringá, integra a coordenação da campanha à reeleição do senador Alvaro Dias (PSDB), em Curitiba.

4 Pitacos
Tags: , , ,
Eleições 2014

E o bicho pegando…

Do senador Roberto Requião, há pouco, ao Twitter, a 17 dias do primeiro debate entre os candidatos a governador na televisão:
- O preguiçoso do Beto Richa não tem ideia de como deixou nosso estado. Truculento, malcriado e inútil. A remoção do atual governo do Paraná mais do que um imperativo democrático é necessidade sanitária.

6 Pitacos
Tags: , ,
Maringá

Escola de Cultura, Fé e Política encerra turma 2014

curso
O padre jesuíta Sérgio Mariucci será o palestrante da aula de encerramento da Escola de Cultura, Fé e Política turma 2014. A última aula, aberta à comunidade, será realizada hoje às 19h30 no Centro Pastoral Arquidiocesano (Cepa), ao lado da igreja Santo Antônio, em Maringá. Padre Sérgio Mariucci vai falar sobre sociedade, fé e política.

Comentar
Tags: , , ,
Geral

Vapt-vupt

Vapt – Deu no Maringá News: União dá sinal verde para empréstimos ao Paraná
Vupt – Ministro determina retirada de propaganda em favor de Aécio e contra Dilma

Comentar
Akino

Comparação: Brasil pós-Itamar e Fernando Henrique e Lula e Dilma

O Ivan parece que não entendeu bem o meu comentário sobre corrupção. O que eu quis dizer é que o final do governo Fernando Henrique foi marcado por denúncias de corrupção, tanto que Álvaro e Osmar Dias deixaram o PSDB, por não concordarem com o tratoração que impediu uma CPI. Nos governos do PT, a corrupção diminui ou aumentou? A sensação para muitos é que aumento, porque o PT pregação a honestidade. Acho que foi mais divulgado, que a PF teve mais liberdade para atuar e tivemos a sensação de aumento. O que acha?
Quanto ao progresso, desenvolvimento,qualidade de vida do povo, é inegável que a partir do Plano Real, no Governo Itamar, com Fernando Henrique como Ministro da Fazenda, a situação melhorou muito. Houve um período ruim, para empresas e empregados do setor público, um remédio amargo, que permitiu a estabilidade da moeda, a redução da inflação para níveis civilizados que permitiu a Lula governar com mais tranquilidade e aumentar fartamente o crédito,e aí está, penso, o seu grande mérito. Mas o crescimento movido é crédito parece um modelo que está se esgotando. O que fazer?
Akino Maringá, colaborador

11 Pitacos
Tags: , , , , ,
Expressão

Migalhas

Sempre que falam do computador, ele está adulterando contas bancárias, resultados de eleições, revelando segredos de Estado. Estou desconfiado de que o computador herdou e ampliou a falta de caráter do ser humano – Millôr Fernandes

Comentar
Eleições 2014

Fora da campanha

julio
Julio Cesar Take deixou no último sábado a assessoria de imprensa do candidato a deputado estadual Marco Andreotti (PP), de Maringá. No Facebook, explicou: “Resolvi me desligar da campanha porque ele não representa os avanços sociais que o povo paranaense precisa, uma candidatura popular tem que sair das bases e não dentro de um gabinete”. Lembrou que estava na campanha desde o começo, que saiu da “conturbada campanha” por questão de ética e desejou boa sorte ao empresário. No mesmo dia ele postou na rede social: “Candidato nervosinho e que fica bravo por qualquer coisa, mostra desespero e não é dessa gente que o Paraná precisa para governar bem o estado do Paraná. Não saio no braço com ninguém e por isso existe a delegacia de polícia para ver quem está certo. Não adianta ameaçar dar tiro, por causa de notas. Quando a ameaça o candidato nervosinho vai responder na justiça, em breve vai ter notícias”.

9 Pitacos
Tags: , ,
Eleições 2014

Humor eleitoral

Eleições 2014

Jingle de campanha


De autoria de Ronaldo Gravino, este é o jingle da campanha do peemedebista Luiz Gonzaga, candidato a deputado estadual por Maringá. O locutor é Ney Brumássio, agente penitenciário, assim como o professor Luiz Gonzaga.

Comentar
Tags: , , ,
Eleições 2014

Inaugurado comitê de Evandro Junior

evandro
Foi inaugurado sábado o comitê de campanha do deputado Evandro Junior (PSDB), candidato à reeleição. Prefeitos e vereadores de mais de duas dezenas de municípios e autoridades locais e regionais participaram do evento. Após as bênçãos do pastor Jesiel Carrara, da Assembleia de Deus, do Parque das Grevíleas, e do padre Antonio Ganser, da Paróquia Santa Rita de Cássia, do Parque Itaipu, o ex-deputado e coordenador da campanha de Beto Richa em Maringá e região, Joel Coimbra, destacou a trajetória do deputado e sua fidelidade às causas municipalistas, fato reiterado pelo prefeito de Floraí, Fausto Herradon, que falou em nome dos prefeitos presentes ao evento. Leia mais.

3 Pitacos
Tags: , , ,
Eleições 2014

Empurrando avião

Avião Richa
Assessores de Beto Richa (PSDB) foram fotografados empurrando o avião  do governador, ontem em Marechal Cândido Rondon. De acordo com Esmael Morais, o Palácio Iguaçu não informou o motivo. Seria falta de combustível, como aconteceu com outros veículos oficiais?

5 Pitacos
Tags: , , ,
Gossip

A vergonha da primeira-dama

A mulher de um conhecido prefeito da micro-região da Amusep comentou com um interlocutor, amigo da família, que está evitando sair de casa nos últimos tempos. Motivo: diz que fica envergonhada com as críticas que o marido vem recebendo da população.

15 Pitacos
Tags: , , ,
  • ENQUETE

  • viapar
  • wegg
  • Angelus
  • Passe Facil
  • Estetica
  • bolos
  • Stiamr
  • Música

    Evandro & Eduardo
  • Ajude a manter o site

  • SportMded
  • Folha de Cianorte
  • Eletro HD
  • Esgotinho
  • Restaurante do Garotinho
  • Humor