Eu Amo Maringá

A camiseta do Cecílio

Antenado como sempre, JC Cecílio começou a produzir camisetas com ícones locais, para o projeto Eu Amo Maringá. A tampa da Sociedade Telefônica do Paraná, criada em Maringá em 1953.

Matando a saudade

Antero Rocha visitou, na semana passada, o ônibus do projeto Eu Amo Maringá, que, por conta da pandemia, está de “quarentena” desde março. O ônibus traz uma exposição fotográfica com a história da cidade. O retorno se dará junto com a volta do jornal Maringá News (impresso), que objetiva exatamente a manutenção do projeto.

Veja alguns dos desfiles de Maringá

JC Cecílio, do projeto Eu Amo Maringá, fez uma pequena coletânea de desfiles comemorativos do aniversário da cidade, que hoje completa 73 anos, sem desfile, por causa da pandemia. São imagens das décadas de 50, 60 e 70. Poucas vezes não houve desfile de aniversário em Maringá. Confira:

Continue lendo ›

Maringá, 20 anos

Desfile dos 20 anos de Maringá, em 10 de maio de 1967, com a avenida Brasil ainda de paralalepípedos. O carro é do Centro Português de Maringá. Paulo Pimentel, o governador, prestigiou a festa.

(Foto: Museu da Bacia do Paraná)

Na conferência da Nobile Hotéis

Começou hoje a conferência anual da Nobile Hotéis, uma das principais redes da América Latina (leia mais).

O ônibus do projeto Eu Amo Maringá, com uma exposição de fotografias antigas da cidade, esteve por lá, na recepção aos visitantes.

Aos domingos, o ônibus fica na Feira do Parque do Ingá. Recentemente, turistas do Rio de Janeiro e da Colômbia se encontraram dentro do ônibus, vendo as fotografias, e ficaram amigas.

O projeto, de iniciativa deste jornalista e do grande José Carlos Cecílio, tem o apoio essencial da TCCC.

Chuveiro de balde

O chuveiro de balde foi utilizado por muito tempo, após a colonização de Maringá. A peça era comum até os anos 70 e ainda é fabricada, com a parte da ducha em plástico.

Do acervo de JC Cecílio.

O Jornal na década de 50

Publicidade de O Jornal de Maringá, na década de 50, enfatizando ser o único jornal diário editado de Apucarana a Paranavaí e a Cruzeiro do Oeste.

O gaúcho Ivens Lagoano Pacheco era o dono do veículo de comunicação, que ficava na rua Aquidaban, atual Néo Alves Martins.

Do acervo de JC Cecílio

Livro que conta a história da região está na web

Considerado o livro mais completo sobre a história dos municípios criados pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, “Colonização e desenvolvimento do norte do Paraná” foi disponibilizado no site Eu Amo Maringá.

O livro, originalmente de 1975, está na terceira edição e destaca “a maior obra do gênero realizada por uma empresa privada”. São 256 páginas com fotos e depoimentos sobre a colonização regional. Aqui.

Tatá na Feira do Parque do Ingá

O jornalista Tatá Cabral, que durante décadas foi colunista do O Jornal e O Diário do Norte do Paraná e editor do Jornal do Povo, passeou hoje pela Feira do Parque do Ingá, que acontece sempre aos domingos e oferece artesanato e food truck.

Ele visitou o ônibus do projeto Eu Amo Maringá, que tem apoio da TCCC.