4º BPM padroniza atendimento à imprensa
O comandante do 4º Batalhão da PM, tenente-coronel Paulo Sérgio Larson Carstens, informou agora à tarde através de boletim a “padronização do atendimento aos profissionais de imprensa” de Maringá. A partir de agora, “toda e qualquer entrevista a ser concedida aos profissionais de imprensa, em assuntos concernentes a ocorrências policiais e outros correlatos à corporação, serão realizadas única e exclusivamente pelos oficiais do Batalhão, respeitando alguns critérios”. Leia a nota da íntegra.“Considerando que alterações psicológicas atinentes a todos os policiais militares envolvidos em ocorrências policiais, seja de forma direta (como autor ou vítima) ou indireta (no atendimento da situação), podem prejudicar a concatenação do raciocínio, prejudicando com isso qualquer pronunciamento.
Considerando que, por vezes, existe a deficiência técnica de alguns policiais militares no tocante ao atendimento dos profissionais de imprensa, seja com a postura frente à câmera ou rádio, seja no trato para com o repórter, seja com o uso das palavras.
Considerando o contido na filosofia de Polícia Comunitária, no que concerne à responsabilidade territorial, este Comando exerce rígida cobrança sobre os Oficiais que compõem o grupo gestor desta Unidade Policial, para que os mesmos atuem de forma intrínseca e permanente junto à sua Companhia ou ao seu Pelotão.
Diante disso existe a necessidade da adoção de algumas providências por parte deste Comando, as quais objetivam a preservação dos próprios policiais militares responsáveis pelo atendimento direto das ocorrências policiais, bem como a imparcialidade da Polícia Militar do Paraná perante as situações do nosso cotidiano.
Informo que doravante toda e qualquer entrevista a ser concedida aos profissionais de imprensa, em assuntos concernentes a ocorrências policiais e outros correlatos à Corporação, serão realizadas única e exclusivamente pelos Oficiais do Batalhão, respeitando alguns critérios:
· Comandantes de Companhias destacadas e Pelotão destacado – o Batalhão está dividido operacionalmente em três companhias, das quais, duas estão sediadas fora da cidade de Maringá (Colorado e Marialva). Cada uma delas possuiu um comandante (capitão) e seus oficiais auxiliares (tenente), portanto, caberá a estes oficiais o atendimento da imprensa no tocante às ocorrências policiais que acontecerem na área da respectiva Companhia;
· Oficial CPU – concederá entrevistas sobre ocorrências policiais na cidade de Maringá. Saliento que o Oficial CPU não poderá se furtar do atendimento ao profissional de imprensa, contudo o Oficial deverá primeiramente gerenciar a ocorrência policial (isolamento, cerco, diligências, e outros) para daí então conceder a entrevista, até porque, apenas após o encerramento das providências do Oficial, estará munido de todas as informações relacionadas ao fato;
· Oficial Porta-voz do Batalhão – concederá entrevistas sobre assuntos específicos concernentes à Corporação, ressalvados os assuntos em que somente o Comando do Batalhão ou os Escalões Superiores poderão se manifestar;
· Oficial de Comunicação Social (P/5) – responsável pela triagem de todos os atendimentos que os profissionais de imprensa necessitarem, seja pessoalmente ou por telefone, bem como o fornecimento de dados estatísticos. Responsável ainda por conceder entrevistas sobre ocorrências policiais e assuntos pertinentes ao cotidiano do Batalhão e da corporação, ressalvada a competência do Porta-voz da Unidade. Por fim, informo aos nobres profissionais da mídia que em reunião com os Oficiais da Unidade, tal decisão lhes foi repassada por este Comandante, bem como a ordem de bem atendê-los sempre que preciso for. Com isso, solicito vossa compreensão e acatamento desta postura para que possamos manter o bom relacionamento que ora desfrutamos”.