Poluição sonora

Leitor reclama do barulho provocado por lojas de calçados, no centro de Maringá, neste final de ano, e pergunta a quem deve recorrer. É a prefeitura que fiscaliza e notifica os poluidores do som. Escreve ele: “Desde o dia 1º de dezembro a loja Calçados Franca (av. Brasil, 3600) está anunciando, com microfone e caixa de som em alto volume, seus produtos, ofertas, felicitações e afins. O barulho agora começa às 9h da manhã e segue até as 18h, mas antes do Natal, com o comércio aberto à noite, o microfone incomodava até o fechamento do comércio. Liguei, no dia primeiro para a loja, e disse para o gerente que estava incomodando ouvir os anúncios repetitivos o dia todo, e que seria insuportável se todos os comerciantes ao redor resolvessem aderir a esse tipo de divulgação com poluição sonora. Não houve resultado: o barulho persiste. Dia 24.12, outro comerciante vizinho resolveu aderir ao microfone e às caixas de som em alto volume para divulgar exaustivamente seus produtos. Fui até ele e expliquei a sit uação incômoda que ele estava causando. Ele foi educado, entendeu a situação e abaixou um pouco o volume; chegou a contar uma historinha irônica e ilustrativa: há alguns anos, contratou o cantor Moacir Franco para divulgar seu comércio. O cantor ficou num hotel próximo à essa loja, que tocava as músicas do Moacir Franco o dia todo para divulgar o patrocínio. No horário que o cantor foi à loja, confessou que ficou o dia todo ouvindo do hotel a suas próprias músicas que tocavam alto lá da loja, e riu dizendo que não estava suportando mais ouvi-las.

Hoje, a Sapé Calçados (av. Brasil) também instalou a caixa de som na porta da loja e começou mais barulho. Rigon, que órgão público controla esses abusos e incômodos cometidos por esses comerciantes, que martelam barulho constante nos ouvidos e nos cérebros dos comerciantes ao redor, dos moradores e dos próprios funcionários???!!! Há lei que regularize esse tipo de auto-propaganda com barulho de caixa de som? Todos os comerciantes têm o “direito” de fazer o mesmo? A quem posso reclamar para resolver o problema?

Advertisement
Advertisement