Homenagem às mulheres

De José Luiz Boromelo:
No dia 8 de março de 1910 aconteceu na Dinamarca uma conferência internacional feminina e a data foi escolhida como Dia Internacional da Mulher, em homenagem às mulheres de todo o planeta. Historicamente as mulheres sempre estiveram na condição de subserviência perante aos homens, porém algumas representantes do chamado “sexo frágil” tomaram a iniciativa e mudaram os rumos da história, mostrando seu valor. Foram tantas as discriminações que as mulheres se uniram para reivindicar seus legítimos direitos perante a sociedade. No Brasil da era Vargas as mulheres conquistaram os mesmos direitos trabalhistas que os homens, o direito ao voto e a cargos políticos do Executivo e do Legislativo. As mulheres sempre tiveram competência, versatilidade e muita força de vontade. Assim como Joana D’Arc, Rainha Vitória, Anita Garibaldi, Ana Néri, Princesa Isabel, Irmã Dulce e muitas outras anônimas que ajudaram a construir o futuro de sua gente. Algumas extrapolaram as delimitações geográficas, levando sua palavra de fé e esperança a todos os continentes. Madre Teresa de Calcutá amava os pobres e oprimidos e os defendia com uma tenacidade impressionante, num evidente contraste com sua frágil e debilitada saúde.
Outras provaram pela coragem e persistência que a mulher teve participação efetiva na evolução de toda uma sociedade, impondo seus pensamentos de maneira determinante. Assim foi com Eva Perón na Argentina, que ficou conhecida e idolatrada como “a mãe dos pobres” ou Margaret Thatcher, a “Dama de ferro” por suas ações firmes e inflexíveis para reconduzir a economia da Grã-Bretanha.
No Brasil contemporâneo, as mulheres tiveram papel de destaque nos cenários políticos, econômico, cultural e social. Em todas essas mulheres aguerridas algumas características peculiares sobressaíram: a perseverança e a fé inabaláveis na busca por seus objetivos. Como a saudosa médica pediatra e sanitarista Dra. Zilda Arns, fundadora e coordenadora da Pastoral da Criança, entidade voltada para o atendimento prioritário às crianças em condições de vulnerabilidade social. Por esse e outros tantos trabalhos em prol de seus semelhantes recebeu diversos prêmios internacionais e foi condecorada com o título de cidadã honorária em mais de 35 municípios brasileiros.
A conhecida Lei Maria da Penha entrou em vigor em 2006 promovendo várias mudanças, entre elas o aumento no rigor das punições em casos de agressões nos âmbitos doméstico ou familiar e busca ainda coibir qualquer tipo de discriminação contra a mulher. Maria da Penha Maia Fernandes inspirou a lei pela sua luta inglória e incessante por justiça, encontrando ajuda nos organismos internacionais. Sua persistência foi recompensada e sua luta reconhecida, o respeito e a dignidade feminina foram resgatados em forma de medidas coercitivas efetivas e pontuais, em que os agressores são punidos ao rigor da lei e com a celeridade necessária.
Todos esses exemplos mostram que a mulher de verdade não precisa ter vaidade nem orgulho, nem luxo ou riqueza. Basta ter caráter e determinação para transformar o mundo à sua volta, independente de regimes políticos, crenças religiosas, referências culturais ou qualquer tipo segregação a ela imposta. Dessa forma, tudo nelas torna-se superlativo, mostrando uma tendência constante de poder e grandeza.
Nelas temos a mulher-mãe que nos alimenta o espírito com suas lições e ensinamentos, que abre mão de seus sonhos para nossa plena felicidade; a mulher-esposa e companheira fiel que nos acompanha pelos caminhos dessa vida, doando a sua pelo bem estar da família; a mulher-modelo que nos inebria a alma com sua estonteante beleza, de uma época marcada pelo frescor e pela efervescência da juventude. A mulher-perfeita que vive no imaginário humano, síntese de nossos pensamentos na busca pelo par perfeito. Em todas elas, podemos visualizar em sua essência o semblante de Maria, a mãe de Jesus, que aceitou com alegria o privilégio divino de gerar aquele que veio para nos salvar.
Que esse dia 08 de março seja marcado pelo carinho, pelo respeito e admiração a todas as mulheres que a cada dia, fazem a vida ser mais bela. A elas, as nossas sinceras homenagens.

_________________

Marialva, PR, março de 2012
Autor: José Luiz Boromelo
E-mail: strokim@bol.com.br

Advertisement
Advertisement