Pelos caminhos do bem

De José Luiz Boromelo:
Eles chegam alegremente e com as mãozinhas juntas nos fitam nos olhos. Impossível não se encantar com tamanha simplicidade, no momento em que ouvimos um tímido “a sua bênção, tio”. Em resposta recebem o esperado “Deus lhe abençoe” acompanhado de abraços e afagos, motivo para um sorriso cativante e a demonstração espontânea de felicidade estampada no rosto, cientes do dever cumprido. Esse ritual é religiosamente desempenhado pelo trio de irmãos com idades diferentes, mas de comportamento rigorosamente igual quando se põem a cumprimentar os familiares e visitantes.
O acanhamento é deixado de lado e todos têm o privilégio de receber aquela saudação carregada de simbolismo. Aos onze, cinco e três anos Gustavo, Guilherme e Giovanna, meus sobrinhos-netos são os exemplos vivos de uma educação esmerada, baseada nos pilares basilares da família, sob a égide da doutrina cristã. São o orgulho de seus pais, que não medem esforços para oferecer o que toda criança deveria receber no seio familiar: amor, carinho, atenção, respeito e uma generosa dose de contínuo empenho em sua formação moral. Essa educação aprimorada vem precedida de bons exemplos no convívio familiar, demonstrando que o ambiente doméstico é fator determinante na constituição da personalidade do ser humano. Evidente que a menção aos pequenos apenas ilustra o assunto em questão.
A sociedade contemporânea convive com o advento da modernidade, vivenciando uma exacerbada tendência de inserção de infindáveis tecnologias em seu dia a dia. Com isso, os valores que outrora eram considerados imprescindíveis hoje são contemporizados e até deixados de lado, sendo gradativamente substituídos por outros que em nada contribuem para a formação de nossas crianças e jovens. A família foi, mais uma vez, a maior vítima dessa onda tecnológica, sofrendo um avassalador revés quando o assunto é a preservação dos preceitos primordiais do núcleo familiar. Os momentos de convivência em que se podia manter o salutar e necessário diálogo são gradualmente esquecidos. As refeições acontecem cada vez mais individualizadas e em espaços impróprios como o quarto, o escritório e outras dependências. A concorrência com elementos estranhos ao sagrado momento reservado para a alimentação conta com a presença da TV, do notebook, do celular, do tablet e outras “maravilhas” da era moderna, relegando o convívio prazeroso dos familiares a monólogos insossos desprovidos de envolvimento emocional.
O artificialismo e o modismo provocado pelo uso indiscriminado e sem critérios dos recursos eletrônicos levam a humanidade a se distanciar de suas origens, uma vez que a antropologia classifica o ser humano como altamente sociável. É freqüente a procura por isolamento quando do uso excessivo de redes sociais, tornando-se motivo de preocupação por parte dos pais e educadores, mostrando que a interação e a convivência entre as pessoas é o melhor caminho para a manutenção dos laços familiares. A consolidação do caráter carece de estímulos contínuos e acompanhamento diário, com exemplos e atitudes voltados para uma lapidação lenta, mas gradual da personalidade.
Inúmeros casos de filhos rebeldes e problemáticos, sem estabilidade emocional suficiente para superar as adversidades do cotidiano ou simplesmente alheios às suas responsabilidades, são o exemplo mais evidente da falta de estrutura familiar. São pessoas carentes e que precisam de apoio para retomar seu lugar no círculo familiar, sabedores de suas atribuições enquanto integrantes de um grupo que almeja objetivos comuns. A omissão na educação deixa os rebentos frágeis e inseguros, além de mal preparados para enfrentar os obstáculos que se apresentam em sua vida.
Os pais têm uma participação fundamental e decisiva na formação dos filhos, no momento em que proporcionam as condições ideais para o desenvolvimento harmonioso dos vínculos familiares. Isso implica ainda na inclusão de normas pré-estabelecidas, com limites definidos para cada faixa etária. É necessário incutir-lhes desde a mais tenra idade o respeito ao ser humano, conduzindo-os pelos caminhos do bem, da verdade e da razão. Foi dessa forma que os orgulhosos pais Airton e Andréia edificaram seu lar, e fizeram do trio da alegria um presente divino, que espalham simpatia por onde passam.
_________
José Luiz Boromelo
E-mail: strokim@bol.com.br

Advertisement
Advertisement