Muita água vai rolar na cachoeira

Li no blog do Noblat e reproduzo, em resumo: “Lula é o pai da CPI do Cachoeira. Dilma recusou-se a ser a mãe. A CPI foi concebida para alcançar dois objetivos. O primeiro: enlamear a biografia do maior número possível de políticos e de administradores públicos no ano em que a Justiça poderá julgar o Caso do Mensalão. Assim, a conta do Mensalão ficará menos pesada para o PT. Lembra daquele personagem de Chico Anísio dono do bordão “Sou, mas quem não é?”.
No passado remotíssimo, o PT se dizia um partido imaculado – os outros é que eram sujos. Uma vez que chegou ao poder acabou ficando tão sujo quanto os outros. Hoje, o PT se esforça em demonstrar que os outros são iguaizinhos a ele.
O segundo objetivo da CPI inventada por Lula em parceria com José Dirceu e o PT: disputar com o julgamento do Mensalão a atenção do distinto público.Desse ponto de vista, reconheça-se, o objetivo foi alcançado antes mesmo de a CPI deslanchar de vez. Por ora, fala-se mais dela do que do julgamento dos mensaleiros. Em compensação , o processo do Mensalão se arrastava preguiçosamente no Supremo Tribunal Federal (STF). O voto do relator, ministro Joaquim Barbosa, está pronto. Mas para que o julgamento comece falta o voto do ministro-revisor Ricardo Lewandowski.O barulho provocado pela CPI obrigou Lewandowski a trabalhar mais rápido. Ainda não é certo que o STF julgue neste ou no próximo semestre os 38 réus do Mensalão. Porém, já foi mais incerto.
Um denso clima de pressa se impõe nos gabinetes dos 11 ministros. E na maioria deles se aposta que o destino dos mensaleiros será definido por um ou dois votos de diferença.
Meu comentário (Akino): Concordo que o PT hoje é quase igual a todos, em matéria de praticas pouco republicanas no financiamento de campanhas. Há exceções, é claro. Em alguns poucos ainda podemos confiar. Acredito que muita água vai rolar na cachoeira da política brasileira e em Maringá.
Estou grilado com o Pupin e preocupado com o meio ambiente que se formou.Temo que sua candidatura possa ser incinerada, se não for para o lixo. Mudando de assunto, lembrei de uma música de John (Lennon): “Imagine”. Imagine você meu caro leitor, como seria este país sem tantos ladrões do dinheiro público.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement