Só três partidos têm diretórios em Maringá

Apenas três dos 28 partidos políticos existentes em Maringá realizaram convenções e são formados como diretórios; 25 funcionam como comissões provisórias, ou seja, foram indicadas pelas executivas regionais, atendendo conveniências políticas e eleitorais. Os números dão uma ideia de como funciona a política brasileira. São diretórios apenas o PMDB, o PSol e o PT.
Entre os partidos que funcionam provisoriamente estão o PV, cuja provisória existe 2008, com executiva desatualizada (lá estão, por exemplo, Manoel Sobrinho e Ana Estela Codato, que hoje estão no PCdoB e PSC, respectivamente). O PV chegou a realizar um congresso municipal e eleição em dezembro, mas o novo diretório não foi registrado na Justiça Eleitoral. Partidos que terão candidaturas próprias a prefeito também têm direções indicadas e não eleitas, como o DEM, PP, PSB e PMN, além do partido do governador Beto Richa (PSDB) e o tradicional PCdoB. Portanto, quando políticos falarem em necessidade de democracia, de participação das pessoas pelo voto, fique com um pé atrás, pois muitos não costumam fazer o que pregam.
PS – Uma curiosidade: dos 29 partidos políticos registrados no TSE, somente um não existe em Maringá: o Partido da Causa Operária, o PCO.

Advertisement
Advertisement