Com neblina, atenção redobrada na estrada

O inverno começou às 8h09 do último dia 20. Na estação mais fria do ano é muito comum a presença de neblina, principalmente nas baixadas e beira de rios e lagos. “Ocorre com maior intensidade quando o céu tem poucas nuvens, pois a temperatura diminuiu de forma mais rápida condensando as gotículas de água nas regiões de baixada onde a temperatura e ainda menor e umidade bem maior”, explicou o meteorologista do Simepar, Paulo Barbieri. Este fenômeno natural requer maior atenção e cuidado nas estradas por parte dos motoristas, pois a visibilidade fica comprometida. Por este motivo a concessionária de rodovias Viapar, empresa responsável pela administração do lote 2 do Anel de Integração do Paraná faz algumas orientações. Dentre elas: trafegar com o farol baixo, acionar a luz traseira de neblina (caso tenha), reduzir a velocidade, manter distância segura do veículo da frente, sempre reduzir a velocidade de forma gradativa, nunca estacionar o veículo no acostamento e não realizar ultrapassagens em locais de neblina.
Os motoristas também devem se atentar aos veículos que trafegam atrás e verificar se a ventilação interna do automóvel está em boas condições para evitar o embaçamento interno dos vidros (ar condicionado). O supervisor coordenador do Centro de Controle e Operações (CCO) da empresa, Gesivaldo Amâncio Primo, explica que, “além dos cuidados já citados, toda ação deve ser sinalizada previamente, bem como o próprio respeito à sinalização de trânsito”.
Segundo ele, alguns trechos da empresa com incidência de nevoeiros são: PR 317 e BR 158 (entre Maringá e Peabiru), PR-444 (entre Arapongas e Mandaguari), BR-369 (entre Ubiratã e Corbélia), BR-376 (entre Maringá à Apucarana). “Também é importante que o veículo esteja revisado antes de sair em viagem”, completa Primo.
A Viapar dispõe das unidades do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), locais estes onde o motorista pode parar com segurança e esperar o tempo melhorar para seguir viagem. Além de local para descanso climatizado eles possuem, banheiros, fraldário, água, internet, TV e uma atendente para esclarecer todas as dúvidas.

Advertisement
Advertisement