Orgulho gay: Maringá, referência regional

Parada Maringá
Hoje, 28 de junho, é o Dia do Orgulho Gay, e em Maringá não restam dúvidas de que este dia merece atenção. Há poucas semanas da Parada LGBT, o Coletivo LGBT de Maringá tem contabilizado denúncias de maus tratos, recebido demonstração de apoio e tem sido procurado para dar suporte a vários municípios da região que estudam a criação de políticas de inclusão e de combate a homofobia. Uma das entidades que tem buscado apoio no Movimento LGBT de Maringá é a APP, que vem desenvolvendo cursos para professores sobre como compreender a homossexualidade e como coibir a homofobia nas salas de aula.
O Coletivo também criou um espaço de diálogo entre as várias igrejas, apresentando dados de suicídio e tentativas de suicídio entre adolescentes em Maringá, de assassinato de travestis, agressão de LGBTs e casos de adolescentes LGBT expulsosm de casa por causa do preconceito dos pais. Vários líderes religiosos se comprometeram em tratar o tema em suas comunidades, buscando criar um espaço de acolhida e não de julgamento.
Para o próximo ano, o Coletivo se empenhará mais ainda em tornar Maringá uma das cidades referência para eventos LGBT não só regional, como de todo o Brasil. Florianópolis, Buenos Aires, Berlim e San Francisco já colhem os frutos econômicoas de terem investido neste segmento, e Maringá segue o mesmo caminho.
Uma das ações será trabalhar uma interação entre os empresários participantes da Expo Business LGBT e empresários maringaenses, provavelmente envolvendo a Acim e o Maringá Convention Bureau. A próxima parada LGBT já tem data marcada: será dia 19 de maio de 2013.
Luiz Modesto

Advertisement
Advertisement