Como perder a barriga sem sair da cama

Joaquim Martins Junior
Ao voltar de uma viagem a exterior, em 2009, o professor Joaquim Martins Júnior sentiu que estava com a barriga proeminente e acima do seu peso normal. O joelho também estava comprometido pela artrose. Ele decidiu, então, criar um programa de exercícios físicos, suficientemente fraco que não provocasse lesão em seu corpo, porém satisfatoriamente forte a fim de provocar a diminuição da barriga e da lesão nos joelhos – e começou a praticar diariamente 10 minutos de exercícios físicos ainda na cama, trabalhando todos os músculos que dão suporte ao abdomem, acompanhado por uma dieta alimentar controlada e “sem fanatismo”. Em um mês, os primeiros resultados começaram a aparecer, quando apertou um furo a mais de sua cinta, que passou a usar como medida. Três meses após o início do programa, conta, o “tanquinho apareceu na minha barriga”. A experiência ele conta no livro “Como perder a barriga com 10 minutos de exercícios por dia sem sair da cama”.Publicado pela Ibrasa – Instituição Brasileira de Difusão Cultural, o livro faz parte da coleção “Saúde” e está dividido em cinco capítulos. O autor apresenta não só o programa de exercícios que desenvolveu, com ilustrações, mas explica porque se deve perder a barriga, abordando metabolismo do corpo humano, obesidade e suas consequências, atuação dos músculos e alimentação correta. Apresenta ainda os alimentos que ajudam a perder a barriga, a importância da água no corpo e os hormônios que influenciam na perda da barriga.
“Quando me propus a escrever este livro contando a minha experiência tive de pesquisar muito para levar ao leitor informações complementares, que o ajudassem a entender melhor a importância de se combater o aumento da obesidade e da barriga e estimulá-lo a aderir ao programa”, diz o autor. Ele frisa ainda que não elaborou um programa pesado, mas que a pessoa possa incluir em sua rotina diária, dentro do seu próprio tempo, com quantidade de repetições e ordem definida por ela própria.
“Eu digo, entretanto, que é fundamental fazer os exercícios logo cedo, antes de sair da cama, porque depois a pessoa se envolve com tantas outras atividades que perde o foco, vai ficando cansada, com preguiça e deixa de praticar a ginástica. Eu tenho certeza que dessa forma dá certo”, afirma Martins, ao lembrar uma série de outros fatores que desmotivam a pessoa à prática diária da atividade física. Entre estes, a falta de dinheiro para pagar academia, a perda de tempo no percurso, o investimento em trajes e a necessidade de se interromper uma tarefa, como o estudo ou o trabalho, para se exercitar.
A série inicial montada pelo professor era composta por seis tipos de exercícios, que, com o tempo, foram se modificando, de acordo com a evolução dos objetivos e com o tempo que ele tinha para executar essa rotina diária.
“Porém, somente após seis meses de exercícios diários e com os primeiros resultados positivos é que me prestei a escrever o livro a fim de auxiliar outras pessoas que possuem o mesmo problema”, diz Joaquim Martins, assinalando que “este é um programa criado não para formar atletas, mas sim, para ajudar pessoas a perder a barriga e ser feliz com o seu próprio corpo”.
O professor doutor Joaquim Martins Júnior é graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, graduado em Ciência do Desporto e Educação Física pela Universidade do Porto (Portugal), mestre em Ciência do Movimento pela Universidade Federal de Santa Maria e doutor em Educação na Universidade, pela Unesp-SP. Atualmente é consultor do Inep/MEC e da Funadesp e professor do curso de mestrado em Promoção da Saúde do Cesumar – Centro Universitário de Maringá.

Advertisement
Advertisement