Uma confusão dos diabos

O imbróglio da candidatura Pupin pode resultar no adiantamento do segundo turno, ou até na realização de um terceiro, em Maringá. Como as sessões do TSE são realizadas às terças e quintas-feiras, e ontem o recurso do PP não foi analisado, só resta a plenária de amanhã para o caso ser analisado antes das eleições de domingo. Pode ocorrer a qualquer momento uma decisão monocrática do ministro relator do processo, Marco Aurélio Mello. A Procuradoria-Geral Eleitoral já emitiu seu parecer, favorável ao indeferimento, assinado pela vice-procuradora-geral Sandra Cureau. De qualquer modo, seja a decisão monocrática ou colegiada, ainda assim caberá recurso ao Supremo Tribunal Federal, pois trata-se de matéria constitucional. Um indicativo de que o assunto permanecerá sem trânsito em julgado mesmo após a realização do primeiro turno. (crédito para Murilo Gatti, em O Diário)
Meu comentário: Sem a decisão, os votos de Pupin não serão conhecidos, pois a Justiça Eleitoral não pode divulgar votos de candidatura sem registro deferido. Sem conhecimento dos votos, não se pode realizar segundo turno. Notem que a situação de Pupin é diferente da de Belinati, que disputou com candidatura deferida monocraticamente e depois perdeu na decisão colegiada. Pode ocorrer também, que haja segundo turno entre os dois mais votados, ainda que um deles tenha menos votos que Pupin, se a soma dos votos dos demais, for inferior a do mais votado.
Depois, se Pupin ganhar o recurso, anula-se o segundo turno (obviamente se tiver mais votos do que quem disputou). Será uma confusão dos diabos. A verdade é que Edmar Arruda tem razão com disse que hoje o 11 não tem candidato. Por essas e outras é que Pupin passará para história se renunciar no sábado, em horário que não mais permita a sua substituição. Depois conte tudo que sabe, como se diria naquele quadro do Fantástico: ‘O que vi da vida’.
Akino Maringá, colaborador

Advertisement
Advertisement