Por fora, bela viola…


Do leitor:
Dia desses, apareceu no programa do Pupin uma imagem panorâmica belíssima da Vila Olímpica. A tomada foi feita de um balão, modalidade que custa 200 mil com o patrocínio da prefeitura, para pagar a Federação de Balonismo, e que poucos participam. A narração, feita pela deputada Cida Borghetti, dizia se tratar do mais completo complexo esportivo do Brasil. Falou também, que com a reforma completa do ginásio Chico Neto, este passou a ser o único do país com ar-condicionado. Só não disse que o ar-condicionado somente foi ligado na inauguração, 8 meses atrás, deu pane e, por falta de vigilância e segurança, roubaram os dutos, fios, etc.
Também não disse que o projeto foi aprovado sem ter acessibilidade para cadeirantes. Que temos uma piscina olímpica maravilhosa, mas que não pode ser usada para competições oficiais por não ser coberta e por não ter vestiários e banheiros. O Velódromo da Vila também não tem cobertura. A deputada lembrou também que foi feita uma pista de atletismo no nosso Willie Davis, mas não disse que foi diminuída a metragem do campo. Teima em dizer que na Copa do Mundo virão seleções de outros países se prepararem em Maringá. Como?
São apenas três jogos em Curitiba, e, para uma competição tão curta, nenhuma comissão técnica ou técnico, iria arriscar a treinar em campo de menor metragem para competir em dimensões regulamentadas pela Fifa ,e muito menos se deslocarão 450 km da capital em um vai e vem interminável, quando os atletas precisam ser poupados ao máximo.
Colocaram uma gaiola atrás do gol do lado direito para que a modalidade de atletismo pudesse competir com lançamento de dardo, disco e peso, destruindo, assim, o gramado. Aliás, por que gramado, se há 8 anos o poder público não moveu uma única palha, para que com a ajuda da iniciativa privada, tivéssemos um time de futebol disputando a primeira divisão? O futebol que é o esporte mais popular do planeta.
A deputada esqueceu-se de dizer que para que os centros esportivos, muitos sucateados, sejam utilizados devem ser pagos pela população. Os criadores da Prova Rústica Tiradentes, que depois de muitos e muitos anos de trabalho fizeram com que esta se tornasse referencia nacional e internacional, devem estar indignados com a atual cobrança de inscrição dos participantes.
Esqueceu-se de dizer também, que nas ATIs, dos sócios Silvio Barros e Roberto Nakawama, projeto copiado do Japão, faltam professores de educação física ou acadêmicos para orientar os usuários.
A deputada lembrou e sabe; mas esqueceu de dizer que a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas em Maringá é só para enganar o eleitor, pois, o complexo da Vila Olímpica, realizada com recursos do Governo Federal, ainda está engatinhando. Como dizia vovó “por fora bela viola, por dentro pão bolorento”.

Advertisement
Advertisement