Comcam recebe diagnóstico do Observatório das Metrópoles

Comcam-diagnostico 23-11-12 (2)
É a Comcam à frente da Amusep: Professores pesquisadores do Observatório das Metrópoles da UEM e do Ipardes – Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social – estiveram na manhã de hoje em Campo Mourão, quando apresentaram o diagnóstico regional, visando a elaboração de um Plano de Desenvolvimento de toda a região. O diagnóstico contando com um amplo levantamento populacional referente ao Censo 2012 (IBGE) foi elaborado em uma parceria entre a Comcam – Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão – e Governo do Estado, através do Observatório das Metrópoles da UEM e Ipardes. Oito prefeitos atuais, 13 prefeitos eleitos para a próxima gestão, cinco vice-prefeitos e vereadores eleitos de toda a região, além lideranças e representantes de segmentos regionais participaram do fórum que aconteceu na sede da Comcam.

Os números apresentados para as lideranças regionais e entregues através de um documento, serão analisados por setores sendo a base de um trabalho integrado a ser realizado visando o desenvolvimento da região. O diagnóstico revela a causa da evasão populacional registrada nos últimos anos, bem como da potencialidade de cada município e da região com um todo. O levantamento referente ao fluxo migratório da região foi discutido entre as lideranças. Quatro município registraram aumento de população nos últimos anos, sendo Campo Mourão, Araruna, Peabiru e Terra Boa.
Durante o encontro, a coordenadora da pesquisa, Ana Lúcia Rodrigues, que também é coordenadora do Observatório das Metrópoles/Núcleo de Maringá; a professora do Departamento de Economia da Uem, Amália Maria Godoy e o pesquisador do Ipardes, Anael Cintra; apresentaram números precisos sobre o fluxo migratório divididos em fatores e cidades. Eles mostraram números levantados pelo IBGE, durante o Censo realizado em 2010 que revelaram uma queda populacional de quase 15 mil habitantes, apontando os municípios que perderam habitantes, o destino e os motivos da saída da região. Ana Lucia Rodrigues resaltou o importante papel da Universidade de Maringá e do compromisso do Observatório das Metrópoles para o desenvolvimento dessa região: “estamos disponibilizando juntamente com o Ipardes, aos prefeitos eleitos desses 25 municípios as informações atualizadas que darão a bases para a gestão e planejamento para os próximos quatro anos, lembrando que a Comcam é a primeira região do Paraná a ter acesso a essas informações.”
Por sua vez presidente da Comcam, Fábio D`Alécio destacou a importância do diagnóstico e da integração regional para o processo de desenvolvimento a ser realizado já nos próximos anos. Ele falou sobre o desafio lançado em busca do equilíbrio do desenvolvimento regional e avaliou o levantamento como um ferramenta nova para a região argumentando que há muito tempo lideranças e gestores vinham se preocupando com os municípios separadamente e que agora é hora de um trabalho de forma regional.
“Já temos os dados precisos, agora temos que trabalhar para solucionar problemas e aproveitar potencialidades provocando o desenvolvimento”, disse D´Alécio, lembrando que os trabalhos terão ênfase já nos próximos anos e que espera que a estrutura da Comcam se torne um fórum de debates para a região.
Além de D`Alécio, que é prefeito de Ubiratã, também participaram do encontro, o prefeito anfitrião, Nelson Tureck e os prefeitos atuais Mino Bonato (Araruna); Célia Cabrera (Campina da Lagoa); Osney Picanço (Corumbataí do Sul); Dina Cardoso (Farol); Ricardo Radomski (Mamborê) e João Carlos Klein (Peabiru). Os prefeitos eleitos para a próxima gestão Elsa Aparecida da Silva (Altamira do Paraná); Fabiano Antoniasse (Araruna); Regina Dubay (Campo Mourão); Carlos Alves (Corumbataí do Sul); Ângela Kraus (Farol); Afif Saab (Iretama); José Domingos Poera (Janiópolis); Bento Batista da Silva (Juranda); Claudinei Calori de Souza (Mamborê); Airton Agnolim (Nova Cantu); Marilia Gonçalves (Roncador) e Haroldo Duarte “Baco” (Ubiratã) também participaram da reunião de trabalho.

Queda de população diminui
O Dianóstico Regional, uma das propostas da atual gestão da Comcam, apresentado durante o encontro, revela que a região perdeu população, mas que o processo vem diminuindo, considerando que a taxa líquida migratória que era de -10,0 (1995/2000) agora é de -4,3 (2005/2010). Os números também apontaram que embora a região tenha perdido habitantes, em caso de parte dos municípios, todos os municípios evoluíram na variação do IDH – Índice de Desenvolvimento Humano, e das 335 mil pessoas que vivem em toda a região atualmente,12 mil estão na classe de extrema pobreza. Segundo o levantamento, a região registrou um aumento de 59% em indústrias de transformação e 55% na construção civil, resultando na criação de mais de 20 mil empregos nos últimos anos.
Segundo o presidente da Comcam, Fábio D´Alécio houve uma queda significativa da população regional, o processo vem diminuindo mas são precisas ações municipais e de forma regional em diversos setores, principalmente voltados a economia e educação, para o desenvolvimento da região da Comcam.
“É necessário descobrir soluções para conter a evasão, aproveitando o potencial de cada município. Assim poderemos reverter o quadro atual e trazer de volta os cidadãos da região com o desenvolvimento e a identidade regional”, explica D´Alécio. (Assessoria)

Advertisement
Advertisement