Em defesa da integração

Reunião Fruet
Na tarde desta sexta-feira, prefeitos de 12 dos 14 municípios da Rede Integrada de Transporte da região de Curitiba assinaram um manifesto em defesa da integração e do subsídio a tarifa de ônibus. O documento será encaminhado ao governo do Estado. Apenas Bocaiuva do Sul e Itaperuçu não assinaram. O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, recebeu os representantes dos municípios da RIT no Salão Brasil da Prefeitura. “É uma questão de justiça social. Estamos defendendo a integração e o subsídio como forma de garantir uma tarifa justa aos cidadãos que dependem do sistema”, explica Fruet.
O prefeito de Curitiba destacou a iniciativa do governador Beto Richa, que anunciou a isenção do ICMS no diesel. “Ao anunciar a isenção, o governador reconhece que o sistema precisa de subsídio. A iniciativa do governador é importante, mas não substitui o subsídio. Cálculos preliminares indicam que a isenção do diesel deva ter um impacto de três centavos na tarifa. O subsídio cobre cerca de 18 centavos”.
O texto assinado nesta tarde afirma que “Nós, prefeitos, que temos responsabilidade com a liderança e a representação dos cidadãos de 14 municípios da região de Curitiba, reafirmamos a integração do transporte coletivo como patrimônio inegociável e a necessidade de subsídio, ao menos parcial, para garantir uma tarifa justa para os usuários de Curitiba e da região metropolitana. Da mesma forma, defendemos a transparência na planilha de custo da tarifa e a informação sobre a origem e destino dos usuários”.

Advertisement
Advertisement