Fazendinha também destaca sustentabilidade

Sucesso das excursões e entre o público em geral que visita a Expoingá, a Fazendinha da Emater já se tornou parada obrigatória. A expectativa para este ano é recepcionar e monitorar de maneira direta e interativa 20 mil pessoas, integrantes de 420 excursões municipais constituídas de agricultores familiares, empresariais, trabalhadores rurais, estudantes e idosos. Seguindo o intuito da Expoingá 2013, a Fazendinha se apresenta ao público com o tema “Sustentabilidade em ação”. Portanto, o cenário rural buscará demonstrar a sustentabilidade, com enfoque para a conservação dos solos, proteção e preservação da flora e das fontes de água, em consonância com os dispositivos do novo Código Florestal, através da Maquete Ambiental.

Com 6,2 mil metros quadrados totalmente equipado, a Fazendinha apresentará aos visitantes diversas unidades didáticas, como a da Agroindústria Familiar; Apicultura; Aquicultura – Piscicultura; Bovinocultura de Corte; Bovinocultura de Leite; Café; Cultivos Florestais: produção de madeira; Formigas cortadeiras; Frango de Corte; Fruticultura; Grãos; além da Maquete Ambiental; Olericultura Agroecológica; Olericultura Convencional; Paisagismo; Plantas Medicinais; Turismo Rural, entre outras.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater, José Antônio Rosa Filho a proposta é apresentar alternativas agrícolas e pecuárias para as propriedades da agricultura familiar da região. “Quem nos visitar irá encontrar alternativas de explorações agrícolas e pecuárias que tenham relevância, além de conhecer diversas inovações e tecnologias aplicadas que sejam economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas, que contribuam para o desenvolvimento rural com sustentabilidade”, resume. Entre as novidades deste ano, Rosa ainda destaca uma série de eventos que apresentará informações e inovações que contribuem para a geração de emprego e renda, num cenário de valorização do agricultor e do meio rural.

O mix da Agricultura Familiar
Centenas de produtos de mais de 56 produtores das regiões de Maringá, Londrina, Umuarama, Paranavaí, Campo Mourão, Marialva, Apucarana, Francisco Beltrão e Curitiba, estarão presentes no Pavilhão da Agricultura Familiar, durante a 41ª Expoingá. Quem visitar o Centro de Eventos, local reservado para as delícias da Agricultura Familiar, poderá conferir de perto a exposição e a venda dos mais variados produtos caseiros, entre eles defumados, embutidos, derivados de leite, doces, conservas, sucos, geleias e churros.
Outro setor que promete supreender o público é a Mostra de Flores que a Prefeitura de Marialva, em parceria com a Emater e o departamento de Agronomia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizará durante a feira no espaço destinado à Agricultura Familiar.
As flores estarão expostas de uma maneira diferente, ao invés de um aglomerado de vasos, serão confeccionados diversos arranjos decorativos, onde constarão o contato de cada produtor. “Faremos uma mostra dinâmica que chamará a atenção do público, devido aos elaborados arranjos que serão expostos. Queremos mostrar para a população e para o mercado de flores que temos na região excelentes produtos”, frisa o técnico da Emater de Marialva, Ailton Poppi.
Para o engenheiro da Emater e coordenador do Pavilhão da Agroindústria Familiar, José Sérgio Righetti, “a Expoingá é o cenário ideal para apresentar o potencial dos produtores e fomentar o setor na região. Esperamos repetir o sucesso da edição passada e referendar os produtos que lá estarão em exposição”. O Pavilhão da Agricultura Familiar ainda contará com a presença de especialistas em diversas áreas da agricultura com a divulgação de projetos, realização de cursos e na orientação sobre as práticas de fabricação e mercado.

Advertisement
Advertisement