Pecuária é destaque na programação

O Paraná é destaque nacional quando o assunto é pecuária. É reconhecido pela excelência e aperfeiçoamento de genética de ponta, nutrição e sanidade dos animais que aqui são encontrados. Não é à toa que grandes criadores, vêm buscar na Expoingá, referências em matéria de bovinos, equinos, ovinos e suínos, sem esquecer da gama de pequenos animais, que são oferecidos a criadores como oportunidades para o aprimoramento de seus plantéis. E é na 41ª Expoingá que desfilarão cerca de 12 mil animais de altíssima qualidade. Só na parte de bovinos, já estão confirmados a presença das raças Jersey, Nelore, Brahman, Simental, Holandês, Girolanda, Gir, Tabapuã, Angus, Brangus, Charolês, Purunã e Limousin. Sem contar a participação das raças equestres, Mangalarga, Quarto de Milha e Paint Horse.
De acordo com o diretor de pecuária da Sociedade Rural de Maringá, Jucival Pereira de Sá, o setor está propício a maiores investimentos “O momento é excelente para investir na pecuária. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o primeiro trimestre deste ano começou com um aumento na exportação de carne bovina, em relação ao mesmo período no ano passado. Foi o maior volume para o período desde 2008”, destaca.
Por conta disso, a Expoingá 2013 traz uma excelente programação de leilões que dará a oportunidade para os criadores adquirirem animais de alto valor zootécnico. Este ano, 14 leilões e um shopping de ovinos compõem o cronograma pecuário da Feira.

Leilões: a vitrine de animais de elite
Os leilões da 41ª Expoingá serão um show a parte, uma verdadeira vitrine de animais de elite, que são responsáveis por parte da comercialização da Feira, na oferta de genética de ponta e avançada. Só para esta edição, 14 leilões contemplam a programação com as raças bovinas, Nelore, Angus, Holandesa, Girolanda, Brahman, Touros Nelore PO, além das raças equestres, Mangalarga Marchador e Pampa e um shopping de ovinos.
Para o diretor de leilões da SRM, Mauro Rosseto, esses eventos são de suma importância para o fomento da pecuária no Paraná. “A Expoingá promove leilões prestigiados no setor e cria um momento ideal para os pecuaristas realizarem excelentes negócios e, claro, faz de Maringá um polo ímpar no comércio de animais”, avalia. Na edição de 2012, foram realizados 12 leilões e um shopping de ovinos que movimentaram R$ 4,8 milhões. “A expectativa da Sociedade Rural de Maringá é superar esse montante e aproveitar o momento oportuno que estamos vivendo no agronegócio”, acrescenta Rosseto.

Confira outras atrações do calendário da pecuária:
Expoinel e 2ª Etapa da Copa Paraná/São Paulo – De 11 a 19 de maio já integrando a programação da Expoingá serão realizados dois dos eventos mais tradicionais da Raça Nelore, a Expoinel/PR e a 2ª etapa da Copa Paraná/São Paulo. Desde a entrada dos animais até o julgamento, tudo irá acontecer nas instalações parque internacional de exposições. Serão mais de 200 animais da raça participando, vindos, além do Paraná, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás, todos dos melhores criatórios do país. Os eventos são uma excelente oportunidade de pecuaristas e selecionadores conferirem de perto os julgamentos e leilões de elite de uma programação de pecuária seletiva. (Da assessoria)

Advertisement
Advertisement