Os campeões da raça Simental

A vaca Noturna do Itaqui e o touro Modelo da Jaguaretê são os grandes campeões da mostra da raça Simental, realizada como parte da programação da 41ª Expoingá. O julgamento foi realizado neste sábado pela manhã, na Pista Professor José Quirino dos Santos, no parque de exposições de Maringá. Os reservados grandes campeões foram a fêmea Lady Evolution Alambay e o macho Nougan AS Alambary FIV. O melhor expositor e criador foi Luiz Antônio Queiroz, da Fazenda Jaguaretê, de Eldorado do Sul (a 1.093 quilômetros de Maringá), no Rio Grande do Sul.

Jucival Pereira de Sá, diretor de Pecuária, da Sociedade Rural de Maringá, entidade promotora da Expoingá, destaca que a mostra de Simental retorna à Feira, depois de um intervalo de mais de dez anos. “Retomamos em grande estilo, com a presença dos principais criadores dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo”, ressalta. A avaliação de Jucival é compartilhada pelo juiz da mostra, o médico-veterinário Paulo Eduardo Martins Angerami, de Santana de Parnaíba (a 611 km de Maringá), no Vale do Ribeira, estado de São Paulo. De acordo com ele, o padrão dos animais foi excelente. “São dignos representantes da realidade atual da raça. Exemplares que comprovam a evolução rápida do Simental, alcançadas nos anos recentes”, afirma. Ele acrescenta que a raça vive um novo ciclo virtuoso, após ter experimentado o auge cerca de quinze anos atrás. Angerami explica que, agora, os pecuaristas se dedicam a produzir animais que apresentam a precocidade, como principal característica. “Há um trabalho rigoroso de aprimoramento genético. O investimento é para se ter exemplares de tamanho e quantidade de carne e gordura, que sejam abatidos no menor tempo possível”, declara.
O grande campeão da mostra tem 34 meses e pesou 1.247 quilos. É o animal mais pesado da raça, presente na Expoingá 2013. Ele também coleciona títulos de Esteio (a 1.035 km de Maringá), no Rio Grande do Sul, e Cascavel. Luiz Antônio Queiroz, proprietário do touro, comenta que o macho resume o que se espera dos reprodutores da raça. “É fruto de um trabalho de mais de vinte anos, para se chegar a animais bem adaptados à realidade do mercado”, reforça. Para ilustrar, ele cita que na Fazenda Jaguaretê é possível abater animais de 16 meses, após 120 dias de confinamento, com um peso de 520 quilos. São exemplares que participam de um projeto, baseado no cruzamento do Simental com o Aberdeen Angus. Em 2013, a meta do programa é abater 3.500 cabeças e, daqui a dois anos, chegar aos dez mil animais, prontos para o abate. O detalhe importante é que toda a produção está vendida, com uma remuneração 8% superior, ao preço do mercado, com a vantagem extra de as fêmeas serem vendidas pelo valor de macho, normalmente, mais valorizados.

Advertisement
Advertisement