Câmara desvenda triste realidade das cooperativas de reciclagem

Vereadores na cooperativa de lixo
Insalubridade e descaso com os recicladores de lixo foram constatados pelos vereadores de Maringá, no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de Junho), em visita a três cooperativas, instaladas na cidade. Ulisses Maia, Chico Caiana, Carlos Mariucci, Adilson Cintra e assessores de outros edis estiveram na Coopernorte, Coopermaringá e Cooperpalmeiras para saber como estão trabalhando e quais são as necessidades. Elas representam metade das cooperativas que atuam na cidade e reúnem, aproximadamente, 100 pessoas. De modo geral, elas carecem de estrutura física, transporte e apoio técnico.
Segundo Maria Inês Sabiar, 62 anos, da Coopermaringá, os recicladores não têm banheiro, local adequado para refeições nem fonte de água. “Dependemos de carona da Transresíduos para chegar e sair daqui. Quando perdemos o caminhão somos obrigados a desembolsar o dinheiro do ônibus”, acrescentou a presidente desta cooperativa, Gisele Siqueira.
Além do risco à saúde que os catadores estão sujeitos, eles também podem sofrer acidentes com material perfuro-cortante e ainda serem atropelados ao percorrerem as ruas da cidade.
“Esta é uma situação que não pode continuar, principalmente, pela importância do trabalham que realizam em benefício da sociedade”, disse o vereador Carlos Mariucci. Na sequência, Chico Caiana lembrou que é dever também dos grandes geradores de lixo e empresários, de um modo geral, contribuírem com esta demanda ambiental e social.
A falta de um local adequado ao depósito do material coletado, além de dificultar a triagem, diminui a renda dos recicladores que gira em torno de um salário mínimo por pessoa.
“Vamos cobrar do Executivo o cumprimento da legislação que garante a dignidade e a segurança desses trabalhadores. É dever do poder público zelar pelo meio ambiente e apoiar todas as ações de preservação como é o caso da reciclagem. Vamos levar o problema ao secretário municipal do meio ambiente e, se for o caso, implementar em Maringá projetos que deram certo em outros municípios”, afirmou o presidente da Casa, Ulisses Maia. (Assessoria de Imprensa da Câmara de Maringá)

Advertisement
Advertisement