Enchente não abala estrutura da ponte na PR-317

Ponte rio Ivaí
Apesar da enchente registrada no rio Ivaí a ponte sobre o afluente, localizada na altura do quilômetro 131,6 da PR-317 (Floresta), está com a estrutura em perfeitas condições. A travessia, que tem 339,8 metros de comprimento, não chegou a ser interditada. Isso se deve ao constante trabalho de limpeza da estrutura sobre o leito, de onde são removidos troncos, galhos e demais materiais que possam obstruir a passagem de água. A última limpeza foi feita há cerca de dois meses. “Elas sempre são realizadas depois que o rio sobe um pouco. Fazemos isso em todas as sete pontes que administramos”, informou o diretor do departamento de engenharia da concessionária Viapar, Jackson Seleme. “Ao longo dos 546 quilômetros da empresa nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Estado são 39 obras de artes especiais, entre pontes, viadutos e trincheiras, quais passam por avaliações constantes, inclusive estão inseridas em um programa de monitoramento”.
E o sol voltou a bilhar no Paraná na manhã de hoje, porém alguns rios ainda continuam com nível bem acima do normal. Três pontes seguem interditadas, nenhuma da Viapar. Uma delas, no quilômetro 191 da PR-323, entre os municípios de Doutor Camargo e Jussara, sobre o Rio Ivaí; outra no quilômetro 3 da PR-554, entre São Jorge do Ivaí e Doutor Camargo, sobre o Rio Andirá. Por fim, os veículos também têm passagem interrompida na altura do quilômetro 57, na PR-576, entre as cidades de Santa Mônica e Tapira – também sobre o Rio Ivaí.
Os rios já baixaram alguns metros e devem seguir assim daqui pra frente. “Nossa equipes estão avaliando as estruturas das pontes, algumas já sem água passando por cima. Na PR-323 e PR-554 as travessias devem ser liberadas neste sábado até a hora do almoço. Já na PR-576 o tráfego deve ser autorizado na parte da tarde”, frisou o superintendente regional do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Osmar Lopes Ferreira. Dados estação climatológica da Universidade Estadual de Maringá revelam que durante o mês de junho já choveu 267 milímetros – a média para o período é de 98.
Ponte rio Ivaí

Advertisement
Advertisement