Idosos reaprendem o trânsito

Para aprender não existe idade. Quem dá essa prova é um grupo com 40 idosos de Cruzeiro do Sul, o qual vai percorrer mais de 70 quilômetros para conhecer o projeto Oficina de Trânsito Rodoviário da Viapar, em Maringá. São integrantes da Associação Cruzeirense da Melhor Idade (Ascmei), homens e mulheres entre 60 e 74 anos. Eles vão participar das aulas nesta quarta-feira na sede da concessionária, às 14h. De acordo com a presidente da associação, Magali Aparecida Borgo, será a segunda turma a conhecer a iniciativa em menos de 20 dias. “Outro grupo, também com 40 idosos, participou do projeto e gostou demais, principalmente das palestras, que são bem educativas, instrutivas”, comentou. “Apesar do trânsito de nossa cidade não ser tão agitado é importante que todos tenham, pelo menos, o conhecimento básico das leis e regras de trânsito”.
O projeto, voltado inicialmente para alunos do ensino fundamental, passou a ser estendido para idosos em 2010. Além de assistir vídeos e aulas teóricas sobre trânsito, os participantes conhecem uma mini-rodovia, similar a uma verdadeira, com sinalização vertical, horizontal, semáforo, passarela e contorno, visitam as instalações do Centro de Controle Operacional (CCO), local de onde a concessionária monitora todas as praças e trechos administrados e, por fim, tomam lanche e ganham brindes.
“Muitos desses idosos que já visitaram e que vão visitar nossa oficina transitam diariamente por ruas e avenidas, muitas das vezes buscando e levando os netos para a escola. É uma ação que visa a segurança deles, dos acompanhantes e dos motoristas”, destacou a coordenadora da Oficina, Priscila Nascimento Belai.
Lembrando que a iniciativa é desenvolvida pela concessionária Viapar, empresa responsável pela administração de 546,5 quilômetros de rodovias nas regiões Norte, Noroeste e Oeste do Paraná. Somente neste ano, mais de 1.600 crianças já foram beneficiadas. Se somados todos os atendidos desde 2002, quando o projeto foi criado, já são quase 40 mil participantes. (Assessoria)

Advertisement
Advertisement