Um homem que ajudou a transformar Maringá

Dom Jaime Luiz Coelho foi uma das principais figuras da história da ainda jovem Maringá. Acima, um documentário  resume sua trajetória. Filho de João Amélio Coelho e Guilhermina Cunha Coelho, ele nasceu em 26 de julho de 1916 na cidade paulista de Franca. Fez o seminário menor em Campinas, cursando depois Filosofia e Teologia no Seminário Central do Ipiranga, na cidade de São Paulo. Recebeu a ordenação presbiteral na Catedral de Ribeirão Preto, em 7 de dezembro de 1941. Foi vigário cooperador da Catedral, secretário geral do bispado e chanceler da Cúria diocesana. Em 1944, foi designado cura da Catedral. No dia 3 de dezembro de 1956, aos 40 anos, foi designado bispo da recém-criada diocese de Maringá, no Paraná. A ordenação episcopal ocorreu em 20 de janeiro de 1957 na Catedral de Ribeirão Preto.
Em 16 de outubro de 1979, com a criação da Província Eclesiástica e elevação de Maringá a arquidiocese, foi promovido a arceBispo metropolitano. Sua posse como arcebispo deu-se em 20 de janeiro de 1980.
Em 11 de julho de 1997, depois de 40 anos em frente a Arquidiocese de Maringá, dom Jaime entregou o comando da Arquidiocese a dom Murilo Sebastião Ramos Krieger.
Dom Jaime Luiz Coelho é uma das principais personalidades da história de Maringá. Foi idealizador e responsável pela construção do monumento símbolo da cidade, a Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Glória. Fundou e dirigiu a Faculdade Estadual de Ciências Econômicas, onde foi ministrado o primeiro curso superior de Maringá e que foi o embrião da atual Universidade Estadual de Maringá.
Além disso, dom Jaime teve participação fundamental em uma série de acontecimentos importantes para o engrandecimento da cidade, tais como: a construção da Livraria Católica, depois entregue às religiosas da Pia Sociedade Filhas de São Paulo (Irmãs Paulinas); a transformação do Albergue Noturno, sob direção das Filhas da Caridade, em Albergue Santa Luíza de Marillac; a criação do jornal diário Folha do Norte do Paraná; a implantação da TV católica 3º Milênio, fundada pelo padre Gerhard Schneider; e a obra de desfavelamento Núcleo Social Papa João XXIII. Veja outros vídeos aqui.

Advertisement
Advertisement