Professora da UEM está em livro do Ipea

livro
A professora Ana Lúcia Rodrigues, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Maringá, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e do Observatório das Metrópoles-Núcleo UEM/Maringá, participa do livro “Território metropolitano e políticas municipais – Por soluções conjuntas de problemas urbanos no âmbito metrpolitano”, lançado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Ela é autora do capítulo 2, “Ingovernabilidade metropolitana e segregação socioespacial: receita para a explosão da violência”. Elaborado por técnicos do Ipea, em parceria com membros da academia, a publicação busca integrar temáticas usualmente separadas na literatura e na política. De maneira geral, os artigos que compõem a obra defendem a urgência de uma proposta de definição de política pública federal e regulação do financiamento para o conjunto das regiões metropolitanas brasileiras.
Na apresentação da obra, projeto de pesquisa na área de metropolização (caracterização, institucionalidades e indicativos de política pública no Brasil), o presidente do Ipea, Marcelo Côrtes Neri, assinala que a relevância do tema é pacífica entre os especialistas da área, mas que, embora o fenômeno metropolitano esteja largamente consolidado na literatura como diagnóstico, a discussão pragmática de política pública, pela própria natureza inerente ao tema, é de difícil resolução. “Este livro elaborado por autores da própria casa, bem como por membros da academia busca ser ousado ao longo de seus capítulos e defende, no capítulo de introdução, a urgência de uma proposta de definição de política pública federal e regulação do financiamento para o conjunto das regiões metropolitanas brasileiras. Da forma como se encontra no momento, os poucos casos de associação intermunicipal metropolitana ocorrem de forma voluntária, naquelas situações de claros benefícios mútuos. A discussão dos capítulos deste livro demonstra, também, que a distribuição de ônus e bônus entre os municípios metropolitanos, integrados do ponto de vista socioeconômico, é objetiva e quantitativamente desigual e perversa seja do ponto de vista de recursos fiscais, seja da presença da violência, das dificuldades de mobilidade urbana ou do acesso ao saneamento.
É relevante mencionar que o livro como um todo busca atingir um objetivo explícito, qual seja, integrar o tanto quanto possível temáticas usualmente separadas na literatura e na política, tais como:
i) a análise setorial (habitação e mobilidade); ii)a análise intraurbana e regional; iii)análise teórica e a pragmática, ou programática; e iv)a análise de finanças públicas, no contexto de limites político-administrativos rígidos e historicamente construídos. Nesse sentido, o livro consolida o esforço do Ipea de sistematizar a produção temática urbana, à luz das questões metropolitanas. Esta publicação cumpre o objetivo de trazer análises e recomendações inéditas que possam efetivamente contribuir com o entendimento sobre o tema metropolitano e, como fim último, influenciar a melhoria da execução da política pública.
Na condução deste projeto, a presidência do Ipea gostaria de expressar seu agradecimento pelo suporte pessoal e institucional dos diretores, diretores-adjuntos, coordenadores, técnicos, instituições parceiras, bolsistas e apoio administrativo”.

Advertisement
Advertisement