Festival de Maringá é um dos mais importantes do sul do Brasil

cinema
O Festival de Cinema de Maringá deste ano conta com mais de 400 obras inscritas, de 21 estados brasileiros e Distrito Federal. Uma das principais novidades é a 1ª Mostra Competitiva Latino-americana, que vai selecionar 70 filmes, entre curtas e longas, dos gêneros ficção, documentário, animação e experimental, gravados em 35mm e digital. A cerimônia de abertura será realizada hoje, no Giardino Eventos, fechada a aproximadamente 200 convidados. “O Festival de Cinema de Maringá chega à sua décima edição se consolidando como um dos grandes eventos do gênero no Paraná e um dos maiores da região sul do país”, destacou o organizador do evento, Pery De Canti. Ele estima que esta edição atraia um público ainda maior que o registrado no ano anterior, quando foi prestigiada por 8 mil espectadores.
Serão aproximadamente 21 pontos de exibição de filmes. Em Maringá, módulos móveis de exibição com telas infláveis serão colocados em bairros e feiras livres e em três faculdades particulares (Faculdades Maringá, Faculdade Alvorada e Unicesumar). O Festival ainda inclui o “Circuito Viapar de Cinema”, projeto que possibilita à região o acesso gratuito aos filmes, nas cidades de Marialva, Mandaguari, Nova Esperança, Mandaguaçu e Presidente Castelo Branco. Todas as atividades do Festival são gratuitas.
Outra novidade para este ano está relacionada às oficinas de cinema. Pela primeira vez, durante a semana do Festival, os participantes vão produzir um filme longa-metragem. “Vão ser ministradas aulas de roteiro, fotografia, direção, dentre outras. Por conta dessa produção mais de 100 pessoas já se inscreveram, um número recorde”, calculou De Canti.
O Festival de Cinema de Maringá conta com o apoio âncora da concessionária de rodovias Viapar por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura, do Ministério da Cultura. “É enorme a satisfação da Viapar em patrocinar o Festival de Cinema, que chega ao 10º ano. É um projeto de grande importância para Maringá e região, e que vem crescendo, oportunizando chances a novos talentos”, finalizou o presidente da empresa, Marcelo Machado.

Advertisement
Advertisement