Parasitas de peixes de água doce são tema de livro

Capa do livro
Será lançado no próximo dia 29, em Maringá, o livro “Parasitas de peixes da água doce do Brasil”, comemorativo aos 30 anos de criação do Núcleo de pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aqüicultura e 40 anos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá. O livro foi organizado pelos professores Gilberto Pavanelli, Ricardo Takemoto e Jorge Eiras e seu lançamento acontecerá às 10h no Anfiteatro Keshiyu Nakatani, no Nupelia. A concepção desse livro se baseou no fato de haver ainda no Brasil uma grande carência de publicações sobre ictioparasitologia (estudo dos parasitos de peixes) em geral. Apesar de o nosso país abrigar um número extremamente grande de peixes de águas interiores, existe poucas informações sobre seus parasitos. Estima-se que menos de um quarto das espécies de peixes brasileiras foi necropsiada com o objetivo de se estudar sua fauna parasitária. Além disso, apesar da responsabilidade de se prescrever medicamentos usados no combate aos parasitos de peixes ser de responsabilidade dos médicos veterinários, poucos são os cursos de graduação que possuem em seu currículo disciplinas que contemplem a obtenção desses conhecimentos.
Assim, tendo como meta contribuir para a ciência brasileira os organizadores convidaram vários pesquisadores brasileiros, especialistas em suas áreas, para auxiliarem na produção de um texto que incluísse informações básicas sobre os vários aspectos que envolvem o estudo dos parasitos de peixe. A presente obra aborda aspectos da morfologia, ciclo evolutivo, técnicas de coleta, métodos de estudo, profilaxia e tratamento, entre outros, referentes aos grupos zoológicos onde se concentram os parasitos de peixes de água doce no Brasil. Apresenta também considerações sobre outros assuntos atuais e necessários para o melhor entendimento das relações parasito-hospedeiros e das zoonoses que podem ser transmitidas pelo pescado ao ser humano. Dessa maneira a obra é indicada para piscicultores, médicos veterinários, biólogos, zootecnistas, engenheiros de pesca, farmacêuticos, profissionais de saúde pública, já que apresenta de maneira sistematizada as informações mais recentes sobre a ictioparasitologia.
A expectativa dos organizadores e dos autores é que a comunidade científica brasileira possa usufruir dessa publicação, servindo como mais uma ferramenta que auxilie aqueles que tenham interesse nessa importante área do conhecimento.

Advertisement
Advertisement