IPTU: contribuintes formalizam denúncia contra prefeitura

mp
Moradores da Vila Santo Antônio formalizaram hoje pela manhã denúncia ao Ministério Público contra a Prefeitura de Maringá por causa do reajuste do IPTU, considerado abusivo. O vereador Carlos Mariucci (PT) participou da reunião da Associação dos Moradores da Vila Santo Antônio ontem à noite e decidiu fazer a denúncia em conjunto. “Tivemos aumento de cerca de 100% em determinados imóveis”, afirma Mariucci, que votou contra o reajuste apresentado pela prefeitura. Érica Mauri, presidente da Associação de Moradores, afirmou que “a comunidade solicitou que fosse feito algo para questionar o reajuste aplicado pela prefeitura e agora será feito um abaixo assinado como protesto, além da denúncia ao Ministério Público”.
Entre as críticas apresentadas pela comunidade é de que a prefeitura tem declarado que nos próximos anos o aumento deve ser calculado com base no valor de mercado dos imóveis. Carlos Mariucci é contra essa medida. “A maioria dos moradores não tem imóveis para vender, para especular no preço de mercado. Cada um tem um imóvel para morar. E não se pode cobrar um valor de mercado para quem tem a casa para morar. Se isso acontecer, Maringá corre o risco de se tornar uma cidade totalmente elitizada voltada para a classe A e B. Isso pode ser feito para quem tem muitos imóveis, mas não para quem tem apenas um”.
A denúncia feita ao promotor de Justiça Leonardo da Silva Vilhena também cobra que o Ministério Público analise a legalidade e os valores da taxa de coleta, destinação e tratamento de lixo e a taxa de combate a incêndio, já que não se entende os critérios adotados para se estabelecer o valor.

Advertisement
Advertisement